(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nível do Rio Doce segue alto depois de deixar pessoas ilhadas em Governador Valadares

Na noite de quinta-feira, o manancial chegou a 3,23 metros. Na manhã desta sexta-feira, segundo a prefeitura, o nível estava em 2,70, que ainda é considerado de alerta


postado em 22/01/2016 13:04 / atualizado em 22/01/2016 13:14

Moradores ainda estão preocupados e em alerta por causa da cheia do Rio Doce(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Moradores ainda estão preocupados e em alerta por causa da cheia do Rio Doce (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O Rio Doce voltou a transbordar em Governador Valadares na noite de quinta-feira. De acordo com a prefeitura da cidade, o nível do rio, que ainda está contaminado pela lama de rejeitos de minério da Barragem do Fundão, chegou a 3,23 metros. Na madrugada desta sexta-feira começou a baixar e está em 2,70, ainda em alerta. A prefeitura recomendou que a população não volte para as casas antes que a água atinja 1,75m, medida que o rio já está totalmente em seu leito.

Na noite de quinta-feira, o rio transbordou e invadiu ruas e avenidas da cidade. Os bombeiros receberam cinco solicitações de pessoas ilhadas. No Bairro São Tarcísio, o morador se recusou a sair, pois a casa dele tem dois andares. Por isso, foi orientado a ficar no pavimento de cima. No Bairro Jardim Alice, os militares retiraram uma criança de 10 anos de dentro de uma casa. No Bairro São Paulo, um deficiente físico foi retirado de uma residência e levado para o Hospital Samaritano.

Os bairros mais atingidos, segundo a Prefeitura, foi o Santa Rita, JK I, II e III, São Paulo, Santa Terezinha, São Tarcísio, São Pedro e Ilha dos Araújos. Na manhã desta sexta-feira, 163 pessoas de 30 famílias ainda se encontravam nos três abrigos organizados pela Prefeitura, nas escolas Diocesano, Tancredo Neves e Ângelo de Marco.

A Defesa Civil do município atendeu 50 solicitações nos últimos quatro dias. A maioria por queda de muros. Duas ocorrências de desabamentos de casas foram registradas, uma no distrito de Baguari e outra no Bairro Vera Cruz. Ninguém ficou ferido.

A Estação de Tratamento de Água Vila Isa retomou a captação e o tratamento da cidade. Os trabalhos tinham sido interrompidos depois que o rio atingiu a casa de bombas. Segundo a prefeitura, mesmo com o retorno das atividades o abastecimento ainda leva um tempo para normalizar. As estações de Tratamento de Água Central e Santa Rita seguem tratando e distribuindo água normalmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)