(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva provoca deslizamento de terra em mineradora na Grande BH

Técnicos da Defesa Civil e Copasa estão no local para verificar a quantidade de terra que desceu e avaliar se o material atingiu algum curso d'água ou nascente


postado em 19/01/2016 15:15 / atualizado em 19/01/2016 20:54

Ver galeria . 5 Fotos Túlio Santos/EM/DA Press
(foto: Túlio Santos/EM/DA Press )

As fortes chuvas que castigam a Região Metropolitana de Belo Horizonte provocaram uma erosão em um terreno da mineradora Minerita, em Mateus Leme. Técnicos da Copasa e equipes da Defesa Civil de Mateus Leme estão no local para verificar a quantidade de terra que desceu e se este material atingiu algum curso d'água ou nascente.

De acordo com o proprietário da Minerita, Dilson Fonseca da Silva, a quantidade de material que desceu está estimada em cerca de 200 metros cúbicos, contando a terra e também minerais do terreno. "Tivemos notícia de que esse material pode ter assoreado uma horta de uma pessoa que é dona de uma terra vizinha. Nesse momento, estou me deslocando para lá com minha equipe para checar se houve algum prejuízo nessa horta", afirma Dilson Fonseca.

Ainda segundo o dono da Minerita, o terreno da empresa tem 1.380 hectares, mas a área onde houve o deslizamento não está perto de nenhuma das três barragens da mineradora. Os reservatórios para rejeitos de minério de ferro, sendo dois funcionando e outro ainda não inaugurado, ficam em Itatiaiuçu, também na Grande BH, enquanto a área afetada pela erosão está no municipio de Mateus Leme. "Tivemos 251 milímetros de chuva nos últimos três dias, o que certamente causou o problema", completa.

Para o prefeito de Mateus Leme, Marlon Aurélio Guimarães, não está descartado que tenha ocorrido um transbordamento de água, o que é negado pela empresa. Segundo o gerente de meio ambiente da Minerita, Gustavo Freitas, a pequena erosão que ocorreu não foi seguida de rompimento de dique ou transbordamento. A Defesa Civil foi acionada por um morador que diz ter visto um problema no dique. Por causa disso, equipes foram enviadas imediatamente ao local.

A Copasa informou que não houve rompimento na barragem Serra Azul, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e que, em vistoria de campo realizada por uma equipe da companhia não foi constatada anormalidade na qualidade da água dos córregos que deságuam no lago do reservatório Serra Azul.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, uma equipe do Núcleo de Emergência Ambiental irá ao local, nessa quarta, para verificar se houve algum dano ambiental e, em caso positivo, quais as providências deverão ser tomadas pela empresa.

A secretaria informou também que a Minerita Minérios Itaúna Ltda possui uma revalidação de licença de operação com validade até 27/02/2018, no município de Itatiaiuçu e que, existe, ainda, um processo de Licença Prévia, que aguarda informações complementares para ser colocado em pauta para votação do Conselho Regional de Política Ambiental (Copam).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)