(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abertura de comportas de barragem deixa Coronel Fabriciano em alerta para inundação

Barragem de Jacuí precisou abrir as comportas por conta do grande volume de água no Rio Piracicaba na noite de domingo. Usinas no caminho para o município do Vale do Rio Doce também abriram as comportas


postado em 18/01/2016 08:26 / atualizado em 18/01/2016 11:29

Desde o fim da noite de domingo, a população de Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, está em alerta para uma possível inundação devido a abertura das comportas da barragem de Jacuí, sobre o Rio Piracicaba, para dar vazão à água que transborda da represa. Ao longo da madrugada, as usinas hidrelétricas no caminho para Coronel Fabricicano também precisaram abrir as comportas e, por isso, a expectativa é de que um grande volume de água passe pela região.

A Defesa Civil da cidade começou a alertar a população por volta das 22h40 de ontem. “Comunidade fabricianense situada nos bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio e Mangueiras, ribeirinhos ao Rio Piracicaba, devem permanecer em alerta sobre o aumento repentino do volume das águas”, diz uma nota do órgão. “A Prefeitura de Coronel Fabriciano está antecipando todas as providências possíveis para evitar qualquer imprevisto e solicita a população que também auxilie, ficando atenta a qualquer alteração no volume de água, que evitem áreas alagadas e se informem sobre os impactos temporais”.

Na manhã desta segunda-feira, o chefe da Defesa Civil de Coronel Fabriciano, Irnac Valadares da Silva, informou que a cada três horas o órgão recebe informações das usinas do entorno. A Usina Hidrelétrica de Jacuí tem uma comporta aberta, a usina de Brecha duas e a de Sá Carvalho, a mais próxima da cidade, tem quatro comportas abertas. Lá, a afluência (quantidade de água recebida) nas últimas horas é de 443 metros por segundo, com defluência (quantida de água que sai das comportas) de 444 metros por segundo. Por volta das 2h de hoje, a afluência chegou a 459 metros por segundo.

Segundo ele, as chuvas intensas na cabeceira do Rio Piracicaba e nas cidades de Barão de Cocais, Nova Era, Itabira e Rio Casca aumentaram o volume do curso d'água.

Ainda na noite de ontem, a equipe da Defesa Civil, acompanhada da prefeita da cidade e de funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras Públicas passaram por várias comunidades alertando sobre os riscos. “Existem aqui possíveis locais (de inundação), como Prainha, Dom Helvécio, Manoel Domingos. Há um desnível muito grande. A Rua José Maria Rodrigues é uma, a Rua BH é outro ponto de inundação”, detalha Silva. “Nós temos um ribeirão muito poderoso chamado Caladão, mas já estive olhando pela manhã, ele está dentro da calha normal dele. Com essas chuvas intensas Fabriciano tem uma topografia acidentada. Em qualquer período chuvoso teremos algum tipo de ocorrência. Diante dessa topografia, e com as comunidades que moram perto dos taludes, é preciso ter atenção”, diz.

A prefeitura de Timóteo também foi alertada para o risco de inudanções por causa da comunidade de Cachoeira do Vale, que também fica próxima ao curso do Piracicaba. Ainda segundo Silva, além da Defesa Civil, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros também estão mobilizadas para garantir a segurança da população em caso de enchente.

Por volta das 10h20, a Defesa Civil informou que os moradores dos bairros às margens do Rio Piracicaba, em Coronel Fabriciano, já estavam deixando suas casas e indo para os imóveis de parentes.

PATOS DE MINAS
Nesta segunda-feira, 4ª Companhia Independente de Bombeiros de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, informou que as chuvas dos últimos dias mudou repentinamente os níveis dos rios da região, em especial o Rio Paranaíba. Assim, a corporação começou um trabalho de monitoramento do rio, pois há risco de transbordamento. Os bombeiros também visitam locais de risco, orientando as famílias sobre a situação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)