(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineradora terá que recomeçar ação para limpar o Rio Doce

Com as chuvas, todo o trabalho para melhorar a qualidade da água que estava sendo desenvolvido no Dique S3 terá que ser refeito, aponta o Ibama. Órgão quer mais rapidez na reconstrução da área urbana de Barra Longa


postado em 14/01/2016 21:55 / atualizado em 14/01/2016 21:59

A mineradora Samarco ainda terá muito trabalho pela frente em função do desastre ambiental de Mariana. Além das chuvas de verão que atrapalharam a limpeza do Rio Doce, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou que a operação de reconstrução da área urbana do município de Barra Longa seja acelerada.
A limpeza do Rio Doce vai ter que recomeçar.

As chuvas do fim do ano atrapalharam a ação da Samarco no Dique S3, destinada a melhorar a qualidade da água que desce para o Rio Doce. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Emergências Ambientais do Ibama/MG, Ubaldina Isaac, “todo o trabalho de construção do dique S3 foi perdido, devido à intensa precipitação de chuvas na região.” Esse dique, que será refeito, deverá barrar grande parte dos resíduos sólidos que ainda estão sendo carreados para os rios.

A mineradora confirma as perdas na operação. “A Samarco esclarece que os trabalhos de construção do dique S3 foram prejudicados pelas fortes chuvas registradas no fim de dezembro. No entanto, as obras foram imediatamente retomadas, seguem em ritmo normal e devem ser entregues em fevereiro, dentro do prazo inicial previsto.”

Sobre a reconstrução de Barra Longa, atingida pelo rompimento da Barragem do Fundão 5 de novembro de 2015, a empresa afirma não medir esforços. "A Samarco está empreendendo um grande esforço na região, envolvendo mais de 400 pessoas em várias frentes de trabalho. As principais ruas e vias de todas as regiões de Barra Longa, por exemplo, já foram limpas e liberadas, de forma emergencial.” Além disso, das 92 residências cadastradas, 39 estão em execução e/ou finalizadas; no caso dos imóveis comerciais, 19 de 37 estão em execução e/ou finalizados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)