(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde confirma dois casos de zika vírus em Minas Gerais


postado em 14/01/2016 15:49 / atualizado em 14/01/2016 18:57

(foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)
(foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou dois casos de zika vírus em Minas Gerais: uma gestante, em Ubá, na Zona da Mata e um bebê que tem características que se enquadram no protocolo de microcefalia, em Curvelo, na Região Central. Ainda não é possível confirmar que a causa da condição foi o vírus, já que a criança nasceu prematura, em dezembro. A mãe dessa criança é um dos casos suspeitos para a doença no estado – ela não apresentou sintomas da doença, mas aguarda resultados de exames. O superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said, deu os detalhes em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira.

(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press)
(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press)

O aumento no número de casos de dengue em Minas Gerais, assim como da proliferação e a descoberta de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti - a chikungunya e a zika - causam preocupação na população e faz os governos estadual e municipais se movimentarem para enfrentar a luta contra o mosquito.

De acordo com um relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) divulgado no fim da última semana, os registros de dengue aumentaram mais de cinco vezes no ano passado, em relação a 2014. Em 2015, foram confirmados 15.934 e outros 2.033 casos suspeitos estão em investigação, enquanto no ano anterior foram registrados 3.037 casos da doença.

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza esta semana uma série de mutirões intersetoriais de combate ao mosquitovetor da doença. As ações são coordenadas pela SMSA, regionais e Defesa Civil, com apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Em 2016, até o momento, já foram realizados três mutirões em Belo Horizonte, com vistoria em 12 mil imóveis. Durante essas atividades foram recolhidas 6 toneladas de materiais. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou as notificações de dengue de 2016. O próximo balanço deve ser divulgado amanhã (15).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)