(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Três novas praias estão interditadas por causa da lama em Linhares, no Espírito Santo

Prefeitura de Linhares vetou uso dos locais em Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca. Além dessas, Regência, Povoação e Comboios já estavam proibidas


postado em 06/01/2016 20:30 / atualizado em 06/01/2016 21:34

Ventos trouxeram de volta às praias 'onda de lama' com rejeitos(foto: Prefeitura de Linhares/Reprodução)
Ventos trouxeram de volta às praias 'onda de lama' com rejeitos (foto: Prefeitura de Linhares/Reprodução)
A Prefeitura de Linhares, no Espírito Santo, interditou três praias da cidade nesta quarta-feira por causa da lama de rejeitos que vazou da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas. A decisão de impedir o acesso às praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca foi comunicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na página da administração municipal na internet. De domingo a essa terça-feira, a mancha de lama na superfície do mar no litoral capixaba triplicou de tamannho a partir da foz do Rio Doce.

Segundo o texto, as águas nas três localidades estão impróprias temporariamente para uso por causa do alto nível de turbidez. A pasta informou também que faz monitoramento no mar da costa próxima à cidade desde a chegada da lama de rejeitos ao município, em 20 de novembro.

No controle feito por equipes técnicas da prefeitura, foi constatado que o nível de turbidez nesta quarta-feira estava 10 vezes acima do registrado no domingo. Enquanto em 25 de dezembro a turbidez do mar em Pontal do Ipiranga era de apenas 7 NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez) e no último domingo estava em 13, o índice chegou à marca de 130 NTU na manhã desta quarta-feira.

De acordo com as análises, o aumento indica que correntes marítimas e o vento predominantemente sul levaram os rejeitos de minério do mar aberto para a costa. "Até que as condições de tempo levem esse rejeito para longe da costa, por precaução, a Prefeitura de Linhares indica que as praias estão temporariamente impróprias para banho, esportes aquáticos, pesca e demais atividades de contato primário com a água", explica o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Luciano Cabral.

Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca agora se juntam a Regência, Povoação e Comboios, que têm suas praias interditadas desde a chegada da lama de rejeitos, no dia 20 de novembro. A prefeitura disse que vai instalar placas avisando da interdição nesta quinta-feira e, que assim que forem constatados parâmetros aceitáveis de balneabilidade, a prefeitura informará a população.

Mancha de lama triplica de tamanho


A lama que vazou da barragem de Fundão, em Mariana, triplicou de tamanho de domingo para terça-feira, dia em que a tragédia completou dois meses. O acompanhamento é feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), órgão ambiental do Espírito Santo.

Apesar de ter apresentado um recuo de cerca de 90% entre 29 de dezembro e o último domingo, de 168 quilômetros quadrados (km²) para 19,3 km², a dimensão da mancha voltou a crescer no dia seguinte, atingindo 66,6 km². O comportamento errático da mancha de lama, que chegou à costa em 21 de novembro, se deve a fatores como a incidência de chuvas ao longo da Bacia do Rio Doce, a direção dos ventos no litoral e o comportamento das marés, de acordo com o Ibama.

Samarco entrega mais três pontes reconstruídas


A Samarco entregou, nesta quarta-feira, a quarta ponte reconstruída pela mineradora em localidades atingidas pelo desastre com o rompimento da Barragem de Fundão. A nova estrutura, feita de vigas metálicas e piso de concreto, tem 28 metros de comprimento e capacidade de carga de 70 toneladas e fica na cidade de Barra Longa. A empresa afirmou que espera reconstruir outras três pontes atingidas até o final deste mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)