(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação policial em Itabira termina com 17 pessoas detidas e apreensão de drogas, dinheiro e até animais silvestres

Foram cumpridos quatro mandados de prisão e 48 de busca e apreensão em ação com objetivo de combate ao tráfico de drogas e homicídios na cidade. Trabalhos continuam


postado em 29/12/2015 08:32 / atualizado em 29/12/2015 19:44

Materiais apreendidos pela Polícia Militar (PM) durante a operação(foto: Polícia Militar/Divulgação)
Materiais apreendidos pela Polícia Militar (PM) durante a operação (foto: Polícia Militar/Divulgação)

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, realizada nesta terça-feira, fechou o cerco ao tráfico de drogas e pessoas envolvidas com homicídios em Itabira, na Região Central de Minas Gerais. A Operação Feliz Natal contou com 210 policiais, além de um helicóptero e do auxílio de cães farejadores: 17 pessoas foram conduzidas e pelo menos sete ficaram presas. 

Desde o início da manhã, os policiais visitaram imóveis e pontos de tráfico de drogas na cidade. Foram cumpridos quatro mandados de prisão, de nove expedidos, e 48 de busca e apreensão. Das 17 pessoas conduzidas, nove foram presas em flagrante e quatro, em decorrência dos mandados de prisão. Um foragido foi recapiturado e três menores, apreendidos. Segundo informações da Polícia Civil, do total, pelo menos sete permanecem presos. 

 

Entre os materiais, foram apreendidas drogas e embalagens para entorpecentes, armas, celulares, balanças de precisão e rádios comunicadores, além de R$ 5.104 em dinheiro e produtos de procedência duvidosa como notebook, videogame, aparelho de TV, relógio e binóculo. Também foram apreendidos 12 pássaros da fauna silvestre, sendo cinco ticões, um azulão, um curió, quatro papa-arrozes e um bico-de-veludo, além de dois alçapões e 13 gaiolas.

Foram presos Deivison Conceição Custódio, “Dida”, de 23 anos; Deivid Conceição Custódio, “Dê”, de 24; Moisés Messias dos Santos, 27, e Manoel Júlio dos Santos, “Angolano”, de 26. Egberto Lúcio da Silva Souza, de 30 anos, também foi preso em razão de um cumprimento de mandado já existente anteriormente. Ele estava foragido da Justiça e também vinha sendo investigado.

Outras nove pessoas foram conduzidas em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de uso restrito; posse ilegal de arma de fogo e munições e por caçar ou apanhar espécies da fauna silvestre, tráfico de drogas e apetrechos para preparação de drogas.

Os trabalhos foram realizados em 18 bairros de Itabira: Cônego Guilhermino, Novo Amazonas, São Pedro, Amazonas, Água Fresca, Madre Maria de Jesus, Clóvis Alvim, Quatorze de Fevereiro, Campestre, Vila Santa Rosa, Caminho Novo, São Cristóvão, São Bento, Machado, Nova Vista, São Francisco, Eldorado e Bela Vista.

A investigação feita pela equipe de policiais da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabira, com o apoio da Polícia Militar, apontou que alguns eventos pontuais, iniciados em 2014 e intensificados em outubro deste ano, desencadearam uma guerra entre associações criminosas da cidade, com alvos envolvidos em diversos homicídios e associados ao tráfico de drogas. A guerra entre as organizações resultou em quatro mortes e 12 tentativas de homicídio.

Os levantamentos realizados indicaram que grupos dos bairros Nova Vista, São Bento e Jardim das Oliveiras se associaram, formando uma organização criminosa, e grupos dos bairros Madre Maria de Jesus, Cônego Guilhermino, São Cristóvão e aglomerado Marajó, formaram outro grupo criminoso. Em outubro deste ano, duas pessoas foram mortas e uma sofreu uma tentativa de homicídio, ficando paraplégica. As três seriam membros do primeiro grupo, e os crimes teriam sido cometidos por membros do segundo grupo. No mesmo dia, houve retaliação por parte do primeiro grupo, resultando no homicídio de um membro do segundo grupo. Em decorrência desses fatos, ocorreram diversas outras mortes e tentativas de homicídio.

De acordo com o delegado-adjunto de Itabira, Paulo Henrique Moreira Campos, essa foi apenas uma etapa da operação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)