(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Serro inaugura Museu Virtual das Tradições

A iniciativa da prefeitura local, via Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, teve ampla participação dos moradores e traz fotografias, vídeos, sons e textos


postado em 18/12/2015 16:46

Será inaugurado às 19h o Museu Virtual das Tradições do Serro, no Vale do Jequitinhonha, um espaço digital criado para receber e armazenar informações sobre as práticas culturais da população. A iniciativa da prefeitura local, via Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, teve ampla participação dos moradores e traz fotografias, vídeos, sons e textos. A partir de sábado, a visita ao museu poderá ser feita de qualquer canto do planeta no endereço eletrônico www.museudastradicoes.com.br.

A criação do museu faz parte de um convênio firmado entre a prefeitura e a empresa Anglo American, dentro do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural do Serro. Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Farnesi, a iniciativa surgiu da parceria entre prefeitura, Sebrae, Museu Casa dos Ottoni e a empresa para valorizar, difundir e fortalecer a cultura. O projeto demandou dois anos de pesquisas e contou com a consultoria da historiadora Clotildes Avellar Teixeira, doutora em ciência da informação e especialista em gestão do patrimônio cultural. A idealização é da Historiarte e o espaço digital terá acompanhamento de um comitê gestor.

Clotildes explica que o museu contempla aspectos da cultura imaterial do Serro, como as celebrações religiosas, a Festa do Rosário e outras tradições que revelam a riqueza cultural do município nascido no século 18. “É um espaço em constante movimento, que será alimentado pela população com novos dados”, afirma a pesquisadora.

Ao mesmo tempo, foi criado um sistema digital de informações para fomentar o turismo na cidade. São 10 totens multimídia espalhados estrategicamente e que vão orientar o visitante no deslocamento pela sede municipal, distritos e povoados famosos como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari. Nos tótens, estarão disponíveis informações sobre os principais atrativos naturais e religiosos que compõem o painel turístico da região, parte integrante do Circuito dos Diamantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)