(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escola Estadual Deputado Manoel Costa abre a porta para a comunidade

A instituição apresentou ao público diversos trabalhos desenvolvidos por alunos dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adulto (EJA)


postado em 05/12/2015 06:00 / atualizado em 05/12/2015 07:56

Alunos da Escola Estadual Deputado Manoel Costa, que participaram do campeonato de futsal, recebem premiação ao lado do professor de educação física Daniel Rocha(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Alunos da Escola Estadual Deputado Manoel Costa, que participaram do campeonato de futsal, recebem premiação ao lado do professor de educação física Daniel Rocha (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

Atividades esportivas, culturais e didáticas em um mesmo lugar. A Semana da Educação na Escola Estadual Deputado Manoel Costa no Bairro Céu Azul, na Região Norte de Belo Horizonte, abriu as portas para a comunidade e apresentou ao público diversos trabalhos desenvolvidos por alunos dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adulto (EJA). O evento, que cumpre o calendário da Secretaria de Estado de Educação, teve o encerramento ontem, com a exibição de grupos de dança, teatro e percussão.

Essa é a segunda vez que o projeto é desenvolvido na escola e este ano o tema trabalhado com os alunos foi a água. De acordo com a diretora da instituição, Ana Lúcia Costa Reis, o assunto foi escolhido pelos professores, levando em conta a pertinência da questão e importância do uso racional do recurso. “O evento contribui muito para os alunos, porque eles têm a oportunidade de pesquisar mais e ter conhecimento sobre o assunto”, disse a diretora sobre relevância pedagógica dos trabalhos. Ela ressaltou ainda que os alunos são avaliados durante as atividades e, após o encerramento do evento, uma comissão de educadores analisa os trabalhos.

Professora de matemática, Evelyn Brandhuber, considera que as atividades desenvolvidas pelos alunos podem ter reflexos positivos fora do ambiente escolar. “O que eles aprendem aqui pode ser levado para a vida toda”.

O rompimento da Barragem do Fundão, da Samarco, em Mariana, na Região Central do estado, que devastou comunidades e matou pelo menos 15 pessoas, também foi tratado no evento. “Os alunos trouxeram vídeos e mostraram, principalmente, o que pode ter causado o acidente”, detalhou Evelyn.

O estudante do primeiro ano do ensino médio Jarlisson Jesus da Silva, de 15 anos, foi um dos alunos que elaboraram o trabalho a respeito da tragédia de Mariana. As consequências do desastre sensibilizaram o adolescente. “ Muita gente ficou sem lugar para morar e estudar”.


CAMPEONATO Um dos destaques da programação da Semana da Educação foi a premiação dos alunos do campeonato de futsal Geraldo Teixeira da Costa Neto. Os primeiros, segundos e terceiros colocados nas modalidades masculina e feminina receberam medalha.

Orgulhoso com o título de campeão pelo Sporting, Alysson de Jesus da Silva, de 15, transbordou de felicidade com a conquista. O time dele venceu a equipe O Sala 106 por 2 a 1, na final. Aluno do primeiro ano do ensino médio, o adolescente sonha em ser jogador de futebol e se inspira em Neymar, atacante do Barcelona.

A professora de educação física Rosana Vanelli de Carvalho destacou o espírito de união e de respeito que a competição esportiva proporciona aos estudantes. “Brinco com alunos que aqui a gente se encontra”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)