(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil indicia três pessoas pela morte de funcionário público em Divinópolis

Após o crime, trio viajou para Belo Horizonte e se hospedou em uma pensão. Um retrato falado ajudou a solucionar o caso


postado em 01/12/2015 15:20 / atualizado em 01/12/2015 15:30

(foto: Polícia Civil/Divulgação)
(foto: Polícia Civil/Divulgação)
O inquérito policial sobre o assassinato do funcionário público Gilberto Castanheira Mendonça, de 36 anos, encontrado morto às margens do Rio Pará, em Conceição do Pará, Região Centro Oeste do Estado, terminou com o indiciamento de três pessoas. O crime foi registrado em 26 de dezembro de 2013, na cidade de Divinópolis. Um retrato falado ajudou a solucionar o caso.

De acordo com a Polícia Civil, Jadson Pinto Alves, de 26 anos, foi preso em Divinópolis, no dia 18 de novembro deste ano, pela equipe da Delegacia Especializada em Homicídios Sul. Já o seu tio, Vanilson Carlos Alves, de 38, teve o mandado de prisão cumprido na última segunda-feira, dia 30, em um hospital da capital, onde estava internado após ser atingido na cabeça por quatro disparos de arma de fogo. Um terceiro envolvido no crime, Marcos Vinicius Alves, de 21 anos, irmão de Jadson, continua foragido.

Segundo o delegado Felipe Forjaz, após o crime, o trio viajou para Belo Horizonte e se hospedou em uma pensão administrada por José Carlos Souza Correia. Com ele, a polícia localizou o cartão bancário de Gilberto, o qual estava sendo utilizado em diversos estabelecimentos da capital. Foi por meio dele que a polícia chegou aos envolvidos no homicídio de Gilberto. José Carlos está preso temporariamente e irá responder pelo crime de estelionato.

O delegado Marco Antônio Noronha, da Delegacia Regional de Divinópolis, disse que a comoção gerada na cidade em virtude da morte de Gilberto e a complexidade do trabalho técnico-investigativo, exitoso sobretudo pela união das unidades da Polícia Civil em Belo Horizonte e Divinópolis.

Dinâmica do crime

Na noite do dia 26 de dezembro, Gilberto, que estava parado próximo a sua casa, foi abordado pelos três suspeitos e obrigado a entrar no próprio carro, conduzido então pelos investigados. A vítima foi forçada a fornecer o cartão bancário e senha aos suspeitos. Durante o percurso, o trio utilizou o cartão de Gilberto para realizar compras em diversos estabelecimentos, sobretudo de combustível e bebidas alcoólicas.

Enquanto a vítima estava amarrada no porta-malas do carro, os três envolvidos no crime foram ainda à casa de um inimigo e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra o muro da residência do rival. Durante a madrugada, os investigados decidiram, então, matar a vítima. A polícia considera a possibilidade de o funcionário público ter sido jogado ainda vivo em um rio da região, após ter as mãos e pés amarrados e a boca amordaçada. O carro de Gilberto foi abandonado e queimado pelos suspeitos.

Os três investigados possuem vasto histórico criminal, incluindo estupro, tráfico de drogas, lesão corporal e roubo. Em virtude da morte de Gilberto, eles irão responder por extorsão com privação da liberdade (sequestro relâmpago) e morte da vítima.

Retrato falado

Uma das etapas no processo de investigação consistiu na elaboração do retrato falado de José Carlos Souza Correia, fundamental na identificação e prisão dos três envolvidos no homicídio de Gilberto. O trabalho, realizado pelo investigador da Delegacia Especializada em Homicídios Noroeste, Alexandre Dietz, foi elaborado com a colaboração de uma testemunha, que descreveu as características físicas do suspeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)