(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento de casos de dengue deixa Minas em alerta

Estado soma 145.371 registros de pessoas infectadas pela doença em 2015, o terceiro maior dos últimos oito anos


postado em 30/11/2015 23:58 / atualizado em 01/12/2015 00:14

Os casos de dengue em Minas têm crescido, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), que aponta 145.371 registros da doença confirmados. O número é preocupante, pois é o terceiro maior dos últimos oito anos, ficando atrás somente de 2013, com 368.387 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, e 2010, com 194.636 registros.

Na semana passada, a SES-MG lançou a campanha "10 Minutos Contra a Dengue" para mobilizar a população no controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A ação, que visa a redução dos casos de dengue, chikungunya e Zica vírus, consiste em incentivar as pessoas separem apenas 10 minutos de sua semana para limpar os locais em suas casas onde o mosquito se reproduz.

O controle do vetor é uma tarefa que ultrapassa o âmbito da saúde e exige ações de todos os serviços públicos e também da população. Por isso, a sensibilização para a campanha é essencial no enfrentamento à doença. O foco continua sendo a mobilização da sociedade, da limpeza urbana e de todos os demais agentes que possam contribuir para o controle do vetor”, alertou o secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, por ocasião do lançamento da campanha. Ele lembrou que pesquisas recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios, o que reforça a participação da população no controle da dengue.

As doenças dengue, chikungunya e zika vírus são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Portanto, combater o mosquito é a forma de evitar as três doenças. Para o monitoramento da entrada do zika vírus em Minas Gerais e em consequência aos casos de microcefalia ocorridos nos estados do Nordeste, a SES-MG está cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde e reativando a vigilância sentinela. São equipes das unidades de saúde tecnicamente treinadas para identificar os sintomas agora ligados à doença e encaminhar para a análise. Embora não tenha registro de circulação do vírus no estado, as unidades estão distribuídas estrategicamente nos municípios de Uberaba, Belo Horizonte, Montes Claros, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Pouso Alegre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)