(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais é o terceiro estado do Sudeste em número de casamentos homoafetivos

A maioria dos casamentos, tanto em Minas quanto no restante do país, foi realizada entre mulheres


postado em 30/11/2015 13:18 / atualizado em 30/11/2015 15:42

Em 2014, Minas Gerais registrou 331 casamentos de pessoas do mesmo sexo, número superior ao do ano anterior, conforme as Estatísticas de Registro Civil, divulgadas nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado fica atrás do Rio de Janeiro (501) e São Paulo (2.050).

O órgão começou a investigar a realização desses casamentos em 2013. No ano passado no Brasil, foram 4.854 casamentos homoafetivos no Brasil. A maioria dos casamentos, tanto em Minas quanto no restante do país, foi realizada entre mulheres. No estado, foram 168 contra 163 de homens. Entre os casais do mesmo sexo, a média de idade dos cônjuges é de 34 anos tanto para os homens quanto para as mulheres no Brasil e 36 anos para os homens e 35 anos para as mulheres em Minas Gerais.

O reconhecimento de casamento entre pessoas de mesmo sexo, no Brasil, como entidade familiar, por analogia à união estável, foi declarado possível pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011. Em 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Resolução nº 175, a qual determina a todos os Cartórios de Títulos e Documentos no território brasileiro habilitar ou celebrar casamento civil ou, até mesmo, de converter união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo, removendo assim, possíveis obstáculos administrativos à efetivação de direitos.

O IBGE mostra que o número de casamentos em geral aumentou em Minas. No ano passado, a taxa de nupcialidade legal era de 7,3 casamentos por 1 mil habitantes de 15 anos ou mais idade. Essa taxa está acima da taxa para o Brasil, que é 7,1% a cada 1 mil. Em comparação com 2013, houve um aumento da taxa de nupcialidade, pois ela era de 7,1% a cada mil casamentos para Minas Gerais e 6,9% a cada 1 mil para o Brasil. Os grupos de idade que concentram as maiores taxas de nupcialidade são 25 a 29 anos e 30 a 34 anos. A idade média dos cônjuges solteiros de sexo diferente na data do casamento em Minas era de 27 anos para as mulheres e 29 anos para os homens.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)