(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tarifa do UberX cai 15% em Belo Horizonte

Nova iniciativa ocorre em meio à discussão sobre a regulamentação do Uber no país


postado em 27/11/2015 17:48 / atualizado em 27/11/2015 17:54

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A press)
O Uber anunciou nesta sexta-feira que a tarifa da modalidade Uber X (com preços mais acessíveis) foi reduzida em 15% na capital mineira. De acordo com o aplicativo, o número de usuários que escolhem deixar seus carros em casa (ou nem ter carros) e passam a usar Uber em complemento a outras formas de transporte, aumentou.

Ao mesmo tempo, ao provocar um crescimento do número de usuários, a redução de preços aumenta os rendimentos dos nossos motoristas parceiros, que passam realizar mais viagens médias por hora. Mais detalhes pelo site www.uber.com.

A nova iniciativa ocorre em meio à discussão sobre a regulamentação do Uber no país – além de Belo Horizonte, a empresa opera em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Há registros de dezenas de discussões, ameaças e brigas entre taxistas e motoristas do aplicativo, com depredação de veículos e até agressões a passageiros nas capitais.

Os motoristas profissionais contrários ao Uber reclamam que os condutores do aplicativo não pagam impostos, numa concorrência desleal. Já o Uber justifica que a empresa não é uma firma de transporte público. A disputa entre taxistas e o aplicativo gerou audiências públicas na Câmara Municipal.

Táxis Na capital mineira, a proposta de regulamentação obriga, na prática, que a empresa use mão-de-obra de taxistas se quiser seguir funcionando. Uma comissão elaborou a minuta de um projeto de lei, com participação de integrantes da BHTrans, com finalidade de ampliar a frota de táxis especiais e proibir qualquer aplicativo de operar na capital sem seguir as regras impostas pela prefeitura. O texto ainda não foi votado em plenário.

Um dos pontos propostos no texto é que os motoristas do Uber se tornem auxiliares da frota de táxi. A proposta foi criticada pro motoristas do aplicativo, pois muitos compraram carros para prestar serviço ao Uber e avaliam que terão prejuízo se o texto for aprovado e sancionado pelo prefeito Marcio Lacerda.

O Uber-X estreou em BH em 13 de agosto. Há três diferenças em relação ao Uber Black. A primeira é o preço: o Uber-X é cerca de 25% mais barato. As outras duas são o ano de fabricação e a cor do veículo. Na versão popular, os carros devem ser fabricados a partir de 2008 e podem ter qualquer cor. Na Black, acima de 2013 e na cor preta.
Com informações de Paulo Henrique Lobato


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)