(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia fecha primeiros 20 dias de investigação com oito depoimentos; até janeiro serão 60

Delegada Andréa Vacchiano, chefe da Polícia Civil, reuniu a equipe multidisciplinar responsável pelo inquérito do caso da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana


postado em 26/11/2015 15:33 / atualizado em 26/11/2015 15:39

Ver galeria . 16 Fotos Jair Amaral/EM/DA Press
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press )
A Polícia Civil de Minas Gerais chega nesta quinta-feira ao vigésimo dia de investigações sobre o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Região Central do estado. Neste primeiro momento, a corporação colheu o depoimento de oito envolvidos, e a expectativa é de que até o fim de dezembro 60 pessoas sejam interrogadas sobre o caso. A delegada Andréa Vacchiano, chefe da Polícia Civil, reuniu a equipe multidisciplinar responsável pelo inquérito do caso da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana para obter um balanço das atividades investigativas e acertar as próximas etapas do trabalho.

A delegada determinou que peritos acompanhem os depoimentos dos técnicos e solicitou que as oitivas sejam feitas, paralelamente, em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte, sob coordenação do delegado regional Rodrigo Bustamante, titular do inquérito, com apoio do delegado de Meio Ambiente, Aloísio Daniel Fagundes. Pela experiência adquirida durante a investigação do estouro da barragem da Herculano Mineração, ocorrido no dia 10 de setembro de 2014, em Itabirito, a delegada Mellina Clemente vai passar a integrar a equipe que apura o caso de Mariana – ela está concluindo o relatório final, que será divulgado nos próximos dias.

“A primeira etapa da investigação avançou bastante. Um caso como esse de Mariana é de enorme complexidade, precisamos checar detalhes variados e colher todas as provas técnicas e materiais possíveis para esclarecer para a opinião pública o que de fato aconteceu, quais as causas e quem foram efetivamente os responsáveis pelo ocorrido. A equipe está trabalhando de forma otimizada e conta com a nossa retaguarda para que a Polícia Civil dê as respostas que toda sociedade brasileira espera”, afirmou Andréa Vacchiano.

O corpo de um homem, encontrado na noite dessa quarta-feira, em Ponte do Gama, também em Mariana, está aguardando identificação. De acordo com a Polícia Civil, ainda não é possível afirmar se a morte tem relação com o desabamento da barragem. Já o Instituto de Criminalística (IC) agiliza a fase de análises de DNA para identificação dos perfis dos segmentos corpóreos. Depois será feita a confrontação com o material de familiares de desaparecidos. No Instituto Médico Legal (IML), em Belo Horizonte, legistas estão concluindo o exame odontolegal de dois corpos que, após a identificação, devem ser liberados às famílias amanhã. De um terceiro corpo, também no IML, foi possível fazer a coleta de impressões digitais, que agora serão comparadas com material genético.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)