(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BR-040 passa por varrição mecânica em áreas onde há concentração de mineradoras

O descarte dos resíduos é realizado em áreas apropriadas dos municípios de Itabirito e Conselheiro Lafaiete


postado em 23/11/2015 13:43 / atualizado em 23/11/2015 13:50

Desde o início de novembro a BR-040, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete (Km 544 ao Km 628), passou a contar com um equipamento de varrição mecânica, que remove os resíduos depositados nas canaletas e laterais das pistas, por conta do fluxo intenso de veículos de carga decorrente da concentração de mineradoras na região.

De acordo com a Via-040, concessionária que administra a pista, nos primeiros cinco dias de operação, contados a partir de 9 de novembro, o equipamento, que funciona integrado a um caminhão, recolheu 40 metros cúbicos de terra e minério depositados no sistema de drenagem da rodovia, volume equivalente a seis caminhões de lixo. A máquina tem capacidade de limpar três quilômetros de pista por hora. O sistema de varrição trabalha em conjunto com uma bomba de sucção, que envia o material ao tanque de armazenamento do veículo. O descarte dos resíduos é realizado em áreas apropriadas dos municípios de Itabirito e Conselheiro Lafaiete.

Em caso de chuva os dispositivos de escoamento devem operar com plena capacidade, para que a água não se acumule na pista, reduzindo o risco de aquaplanagem. Em períodos de seca, a retirada do material é fundamental para diminuir a ação da poeira, que encobre a sinalização horizontal e vertical (faixas na pista e placas), além de prejudicar a visibilidade dos usuários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)