(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Problema operacional deixa moradores de Uberaba sem abastecimento de água

Houve um atraso na entrega de insumos utilizados no tratamento da água. Estimativa é de que sejam 12 horas de interrupção


postado em 18/11/2015 14:29 / atualizado em 18/11/2015 14:36

Moradores de Uberaba, Região do Triângulo Mineiro, estão sem o abastecimento de água desde a madrugada desta quarta-feira devido a um problema operacional dentro da Estação de Tratamento (ETA). De acordo com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento do município (Codau), um dos insumos do tratamento, o sulfato de alumínio líquido, não foi entregue pela empresa fornecedora – Bauminas Química Ltda – dentro do prazo estipulado.

O atraso no cumprimento do cronograma de entrega gerou uma notificação judicial para a Bauminas Química Ltda, mesmo diante das informações extraoficiais que chegaram à direção do Codau, justificando o atraso. Neste momento, há sete dos 10 Centros de Reservação fechados e a tendência, até o final da tarde, é que outros também sejam fechados. O problema concentra-se na ETA e não na falta de água no rio Uberaba, que continua com grande vazão neste período de chuva.

A empresa fornecedora garantiu que ainda hoje (quarta-feira), no final da tarde um carregamento com o sulfato de alumínio chegará a Uberaba. O Codau calcula que serão 12 horas de interrupção no tratamento da água. Assim, que o produto químico chegar, imediatamente a ETA voltará a operar para produzir e distribuir água para a cidade. Entretanto, haverá uma repercussão no sistema de reservação, por um período mínimo de três dias.

Este intervalo será o tempo de recuperação do sistema de reservação até que toda a cidade volte a receber água de forma homogênea. Por isso, o Codau alerta que a população deve imediatamente adotar medidas severas de controle da água reservada nas caixas de água domésticas, até que a situação seja completamente normalizada.

A direção do Codau lamentou os fatos e disse que está trabalhando para solucionar este problema operacional o mais rápido possível, mas o sistema deverá ter repercussão no abastecimento por 3 a 4 dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)