SIGA O EM

Samarco vai pagar um salário mínimo para famílias vítimas da tragédia de Mariana

A empresa se comprometeu a entregar cartão com o auxílio até a próxima sexta-feira. Valor é contestado por algumas famílias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/11/2015 12:03 / atualizado em 14/11/2015 12:18

João Henrique do Vale - enviado especial /

Moradores de Bento Rodrigues começam a receber o auxilio de um salario mínimo já na próxima semana. O prefeito de Mariana, Duarte Junior, afirmou que a Samarco entregou no fim da noite de sexta-feira ao Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) o plano de ajuda às famílias atingidas pelo rompimento de duas barragens de rejeitos. Entre as medidas está o repasse da verba e a retirada das vítimas de hotéis. Neste sabado, duas casas serão entregues.

"A Samarco mineração respondeu à solicitacao do MP e da arquidiocese de Mariana e até a próxima sexta-feira vai criar um cartão para cada chefe de familia. Esse cartao nao é indenização", afirmou Duarte Junior.

O valor da indenização não agradou a todos os moradores. As famílias com muitos filhos reclamaram que o recurso não é suficiente. "Solicitamos que pudesse dar mais 20% para cada membro da família, mas ainda não nos responderam. Estamos aguardando a empresa responder, porque acreditamos que é responsabilidade dela", disse o prefeito.

Como a Samarco atendeu à recomendação sobre o pagamento de um auxílio às famílias, a prefeitura não vai mais utilizar os R$ 400 mil recebidos de doações, neste primeiro momento. "O dinheiro continua na conta, com certeza vai aumentar porque continuam as doações. Esse dinheiro, a comissao vai definir o uso. Depois que a empresa reconstruir tudo que se perdeu, queremos fazer algo que não for feito e que a comunidade quer" completou.

Outra medida que começa a ser atendida pela Samarco é a retirada das 631 familias dos hotéis para casas. Segundo o prefeito, duas famílias serao levadas para residências neste sabado. Os custos de aluguel, mobília e alimentação serão de responsabilidade da empresa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600