(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão de moradores de Bento Rodrigues vai negociar com Samarco

O grupo terá seis integrantes, que vão apresentar à empresa as reivindicações da comunidade


postado em 14/11/2015 11:04 / atualizado em 14/11/2015 12:25

Mariana – Os moradores de Bento Rodrigues aprovaram nesta manhã a criação de uma comissão de seis pessoas para apresentar à Samarco as reivindicações coletivas da comunidade, uma das mais atingidas pelo rompimento de barragens da mineradora. Ao grupo caberá também representar a comunidade em encontros com a Prefeitura e o Ministério Público. A primeira reunião está marcada para esta segunda-feira, as 7h.

 

Um dos integrantes da comissão é o motorista Antônio Pereira Gonçalves, de 46 anos. Ele avalia que o primeiro papel da comissão é cobrar que a Samarco escute os moradores. Além disso, eles querem que a empresa registre em documento uma garantia às vítimas do pagamento de aluguéis até que sejam construídas casas para eles.

Em votação na manhã deste sábado, os moradores aprovaram quase por unanimidade a reconstrução da comunidade em outro local, ainda a ser definido. De acordo com Antônio Gonçalves, os moradores estão confiantes no pagamento de indenizações pela Samarco, mas eles querem saber quanto e quando começaram a receber.

A promessa da empresa é repassar às vítimas um cartão com um valor para que eles possam se sustentar, já que hotel e alimentação está sendo custeada pela Samarco. "Em Bento Rodrigues o pessoal vivia com pouco, mas tinha a hora deles. Em Mariana, para qualquer coisa precisa gastar dinheiro", afirmou.

Ainda não há definição sobre onde Bento Rodrigues será resconstruída. Mas há a hipótese de que as obras sejam feitas em um terreno da Samarco, próximo ao local do acidente, conhecido como Taquara Queimada.

 

"Agora, a comissão vai levar isso até o presidente da Samarco. Vai querer que ele se disponibilize a arcar com as despesas, depois vão se reunir  novamente e dizer qual o local onde ficariam melhor. Aí a gente começa a dar o segundo passo, que é comprar o terreno para começar um novo Bento", afirmou o prefeito Duarte Júnior.


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT), fará uma visita a Mariana na terça-feira que vem.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)