(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo menos cinco bairros de Governador Valadares estão sem água

Passagem de onda de lama pelo Rio Doce inviabiliza a captação da cidade e a população já sente as torneiras secas


postado em 10/11/2015 15:42 / atualizado em 11/11/2015 08:05

Camada densa de lama já chegou na área urbana de Governador Valadares(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Camada densa de lama já chegou na área urbana de Governador Valadares (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Pelo menos cinco regiões de Governador Valadares já estão sentindo a falta de água causada pelo mar de lama das barragens que se romperam em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A reportagem do Estado de Minas constatou a falta do recurso em três bairros e a prefeitura da maior cidade da Bacia Hidrográfica do Rio Doce já confirmou a carência em mais dois. Foi necessário interromper a captação para o abastecimento de 280 mil moradores do município e os reflexos começaram a aparecer nesta manhã. Como a água que está passando pela região não tem condição de ser tratada, é necessário esperar a onda de lama cessar completamente antes de retomar o abastecimento. Não há prazo para isso ocorrer.

A água já está faltando na Ilha dos Araújos, conhecida pelas enchentes históricas do Rio Doce, em áreas do Bairro São Pedro, em parte do Centro e nos bairros Santa Terezinha e São Paulo. A Samarco disponibilizou 13 dos 80 caminhões-pipa solicitados pela prefeitura, que estão buscando água em Frei Inocêncio, a 40 quilômetros, e Ipatinga, a 100 quilômetros de Valadares.

Desde a sexta-feira, a população da cidade está correndo para estocar água, sem saber por quanto tempo pode sofrer com desabastecimento. O comerciante Mauro Lott, 44 anos, estocou 3 mil litros em uma caixa, para consumo de quatro pessoas da família e também para seu comércio. "Acho que consigo passar uma semana com essa quantidade. Na mercearia, só uso para molhar as verduras e legumes. O banheiro está interditado", afirma.

O comerciante Mauro Lott já percebeu a falta de água no Bairro Santa Terezinha e estocou 3 mil litros para passar uma semana(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
O comerciante Mauro Lott já percebeu a falta de água no Bairro Santa Terezinha e estocou 3 mil litros para passar uma semana (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)


LAMA NO RIO DOCE Enquanto a cheia do Rio Doce já será percebida amanhã em Linhares, última cidade do Espírito Santo antes da foz no Oceano Atlântico, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de divulgar uma previsão específica para a onda de lama mais densa que circula pela calha do manancial. Com base na estimativa do órgão federal, o grosso do barro proveniente das barragens só vai entrar em Linhares na terça-feira.

O último monitoramento do CPMR mostra que a cheia do Rio Doce chegou a Colatina, já no Espírito Santo, nessa madrugada, enquanto a massa de água com elevada concentração de lama ainda está entre Governador Valadares e Tumiritinga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)