(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nível do Sistema Paraopeba cai 4% em um mês e atinge a pior marca da história

Neste domingo, o conjunto de três represas estava com 22% da sua capacidade total


postado em 01/11/2015 10:34 / atualizado em 01/11/2015 13:19

Represa Serra Azul é a que apresenta o nível mais baixo do sistema(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Represa Serra Azul é a que apresenta o nível mais baixo do sistema (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Os níveis dos reservatórios em Minas Gerais continuam tendo quedas significativas por causa da estiagem. O Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está há pelo menos um mês com quedas diárias. Somente nos dias 23 e 24 de outubro se manteve estável. Neste domingo, o conjunto de três represas estava com 22% da sua capacidade total, a pior marca já registrada.

O Paraopeba é formado pelas represas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. O sistema iniciou outubro com 26,2% da sua capacidade. Por 21 dias, apresentou quedas de até dois pontos percentuais. De 22 para 23 de outubro, quando choveu na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o nível se manteve estável em 22,9%. Porém, o alívio durou pouco tempo. Nos quatro dias seguidos, voltou a baixar. Nos dias 27 e 28, ficou estável em 22,3%. Depois, caiu até atingir o recorde negativo.

A represa que está com o nível mais alto é Rio Manso, a maior do sistema. Porém, também vem apresentando quedas diárias. No início do mês, estava com 36,2%. Neste domingo, apresentava apenas 31,3% da capacidade. O pior nível é do Serra Azul. O reservatório, em 1º de outubro, estava com 10%. Ele apresentou queda até o dia 27, quando se manteve estável por quatro dias em 6,9%. Hoje, está com 6,7%.

Vargem das Flores foi a única represa que apresentou melhora no nível durante o mês. Porém, terminou o mês em queda. Em 1º de outubro, estava com 24,6%. Vinte um dias depois, caiu 3,7 pontos percentuais. No dia seguinte, subiu 0,1%. Porém, voltou a cair e teve uma nova alta no dia 29. Neste domingo, está com 20,4%.

A Copasa afirma que a diminuição do nível nas represas deve ocorrer gradativamente enquanto não houver chuva e que o volume atual é suficiente para garantir o abastecimento até janeiro de 2016. Para dezembro está prevista a conclusão das obras de captação adicional no Rio Paraopeba, que levarão 5 mil litros de água por segundo até a Estação de Tratamento de Água do Rio Manso, possibilitando a recarga dos reservatórios do Paraopeba e garantindo o abastecimento sem a necessidade de restrições nos próximos 20 anos.

Seca

O longo período de estiagem, principalmente na Região Norte de Minas Gerais, continua trazendo prejuízos para cidades mineiras. Até este sábado, 122 municípios já haviam decretadom situação de emergência. As principais justificativas dos prefeitos para pedir a ajuda do governo é a falta de chuva. Com o decreto, as cidades podem fazer a contratação de serviços ou compra de maquinários sem precisar lançar licitação. Esse processo agiliza as medidas para sanar o problema. O racionamento de água já é realidade em pelo menos 75 cidades mineiras


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)