(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OURO PRETO

MP investiga condições da Matriz do Pilar após queda de peça do telhado do templo

No prazo de 60 dias, deverá ser apresentado um relatório descrevendo as condições gerais de conservação da matriz e as medidas a serem implementadas para a preservação


postado em 28/10/2015 06:00 / atualizado em 28/10/2015 08:23

O Iphan anunciou que pretende reparar, com recursos próprios, a cimalha da basílica que despencou no domingo. Ainda não há data para o início das obras(foto: André Macieira/Iphan/Divulgação)
O Iphan anunciou que pretende reparar, com recursos próprios, a cimalha da basílica que despencou no domingo. Ainda não há data para o início das obras (foto: André Macieira/Iphan/Divulgação)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou inquérito civil, ontem, para investigar a situação da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, do século 18, em Ouro Preto, na Região Central. Na manhã de domingo, uma peça de madeira do telhado caiu sobre dois carros estacionados numa rua próxima à Praça Américo Lopes, no Centro Histórico. Ninguém ficou ferido, mas os veículos sofreram estragos. “Precisamos saber a extensão do problema e verificar as condições de conservação para evitar novos danos à igreja”, diz o promotor de Justiça da comarca, Domingos Ventura de Miranda Júnior.

Miranda Júnior enviou ofício à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar para os titulares informarem sobre as providências adotadas (e a adotar, com a indicação de prazos) para a integral reparação da igreja. No prazo de 60 dias, deverá ser apresentado um relatório descrevendo as condições gerais de conservação da matriz e as medidas a serem implementadas (com indicação de prazos, valores e fontes de custeio) para a preservação. Já o Iphan, no prazo de 20 dias, deverá fazer uma vistoria para apontar as causas da queda da cimalha e informar sobre as medidas, além de elaborar um relatório sobre o trabalho realizado no templo.

“Temos que considerar os excepcionais valores históricos, artísticos e religiosos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, elevada, no ano de 2012, por deliberação do papa Bento XVI, à condição de basílica. Além disso, é um bem tombado isoladamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inscrito no Livro de Belas Artes em 8 de setembro de 1939”, afirma o promotor de Justiça.

REPAROS Depois do susto dos moradores, o conserto. Com recursos próprios, o Iphan vai fazer os reparos na cimalha da basílica, localizada na área reconhecida como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Segundo o chefe do escritório do órgão federal na cidade, arquiteto e urbanista André Macieira, ainda não há data para início do serviço, o que vai depender da conclusão do levantamento de custos para contratação da mão de obra.

Em duas reuniões com integrantes da Paróquia do Pilar, na tarde de segunda-feira e manhã de ontem, Macieira disse que a queda da madeira pode ter decorrido do ataque de cupins, crescimento de vegetação espontânea, enraizamento de plantas invasoras ou peso da argamassa que veda a cimalha. Há cinco anos, durante recuperação da cobertura, as peças do beiral não foram substituídas e, devido a infiltrações, a situação acabou não sendo percebida, acrescentou o chefe do escritório.

O pedaço da cimalha que caiu ocupava um terço da lateral da igreja e há comprometimento de outra parte, que apresenta fissuras. A parte final não está com problemas. Por medida de segurança, a área foi interditada para o trânsito de pedestres. “Agora estamos mais tranquilos. Com essa verba assegurada, o serviço será feito”, afirmou o historiador Carlos José Aparecido de Oliveira, conhecido como Caju, gestor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, instituição que cuida do patrimônio cultural da basílica, também conhecida como Matriz do Pilar. O templo barroco é considerado um dos mais antigos de Minas e com um dos acervos culturais mais ricos do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)