(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio segue devastando vegetação na Serra do Rola-Moça

As chamas seguem descontroladas destruindo a área verde próxima a Região do Barreiro. Combate entra no seu quarto dia seguido com 110 homens


postado em 17/10/2015 08:19 / atualizado em 17/10/2015 08:34

Fumaça do incêndio invadiu bairros da Região do Barreiro(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Fumaça do incêndio invadiu bairros da Região do Barreiro (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

O combate as chamas no o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre Belo Horizonte, Brumadinho e Ibirité, entra no quarto dia. As chamas seguem descontroladas destruindo a área verde próxima a Região do Barreiro. Militares do Corpo de Bombeiros passaram a noite na área de preservação tentando apagar as chamas. No início da manhã deste sábado, ganharam a companhia de brigadistas. O helicóptero arcanjo deslocou para o local e vai auxiliar nos trabalhos.

O combate as chamas no parque estão sendo feitos desde quarta-feira por praticamente 24 horas por dia. O incêndio está concentrado na Região do Barreiro. Neste sábado, 110 homens trabalham no local, sendo 74 bombeiros e o restante brigadistas e voluntários. Está previsto a chegada de dois air-tractor e mais um helicóptero para ajudar nos trabalhos. “Estamos trabalhando com linhas de frente para tentar confinar as chamas. A expectativa está muito boa, mas não podemos falar que vai acabar hoje. Dependemos de fatores climáticos”, afirma o tenente Alexsander de Amorim Andrade, do Corpo de Bombeiros.

A linha de fogo estava próximo ao manancial do Barreiro subindo em direção ao Morro do Cachimbo. “Estamos tentando restringir que as chamas subam para o Cachimbo e para a Mutuca” contou Andrade.

Na tarde de sexta-feira, as chamas levaram susto para moradores. “Se aproximou da casa de um funcionário do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e de residências de uma ocupação, mas não chegou a atingir nenhum. A situação foi mais crítica no imóvel do funcionário do IEF”, explica Marcus Vinícius Freitas, diretor da reserva ambiental.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), nessa sexta-feira, pelo menos 19 unidades de conservação estavam sendo atingidas por incêndios. Entre elas estavam a Área de Preservação Ambiental (APA) Alto do Mucuri, em Ladainha, o Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, a APA Sul, na Grande BH, a Área de Preservação Rio de Todos os Santos, em Teófilo Otoni, o Parque Estadual da Candonga, em Guanhães, a Estação Ecológica Mata dos Ausentes, em Senador Modestino Gonçalves, a APA Água das Vertentes, em Serro, a Serra do Intendente, a APA Mata do Krambeck, Monumento Natural do Itatiaia, Reserva do Desenvolvimento Sustentável Veredas do Açaí, APA Rio Pandeiros.

A situação podia estar pior. Na sexta-feira, brigadistas e bombeiros conseguiram apagar incêndios no Parque Estadual Rio Corrente, em Açucena, no Parque Estadual Serra Verde, em BH, e na APA Pandeiros, em Cônego Marinho, e no Pico da Ibitiruna, em Governador Valadares.

Fogo na capital

Os bombeiros combatem incêndios em Belo Horizonte. Na rua Mascaranha, no Bairro Pirineus, Região Leste, o fogo em vegetação se aproximou de casas e assustou os moradores. Duas viaturas da corporação foram empenhadas. N Bairro Buritis, na Região Oeste, uma mata na divisa com o Bairro Palmeiras, provocou uma extensa nuvem de fumaça. Moradores reclamam do calor e da dificuldade de respirar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)