(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte tem o dia mais quente da história

Temperatura de 37,4 graus foi registrada por volta das 14h15, na estação Pampulha, e superou a marca de 37,1ºC, em 30 de outubro de 2012


postado em 16/10/2015 14:41 / atualizado em 16/10/2015 16:40

Ver galeria . 9 Fotos Fontes da Praça da Estação refrescam moradores no dia mais quente da história da capital mineiraJuarez Rodrigues/EM/D.A.Press
Fontes da Praça da Estação refrescam moradores no dia mais quente da história da capital mineira (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press )

Ficar até na sombra em Belo Horizonte está sendo difícil nesta sexta-feira. A capital mineira atingiu a maior temperatura já registrada na cidade desde 1910. Os termômetros chegaram, por volta das 14h15, a 37,4ºC na estação de medição da Pampulha. O valor superou a máxima histórica de 37,1ºC, registrada em 30 de outubro de 2012. A umidade relativa do ar está em torno de 12%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o índice fica abaixo de 30% já é prejudicial à saúde.

O calor vem acompanhando os belo-horizontinos há dias. Na quinta-feira, os termômetros marcaram 36,3ºC, que era a maior temperatura para o mês. Nesta sexta-feira, desde o início da manhã a expectativa aumentou para o recorde. Às 13h40, os termômetros marcaram 37 graus na estação de medição localizada na Região Centro-Sul, superando os 36,9 ºC registrados em 25 de setembro. A confirmação para o dia mais quente da história veio 35 minutos mais tarde, quando a estação Pampulha marcou 37,4ºC.

No interior de Minas Gerais, os municípios também enfrentaram calor. A maior temperatura foi registrada em Ituiutaba e Campina Verde, no Triângulo Mineiro. Nestas cidades, os termômetros atingiram 41ºC, próximo ao recorde do ano, que foi de 41,4º registrado em Mocambinho em 5 de outubro. Cidades da zona da mata e do Sul de Minas podem ter chuva nos próximos dias. “Tem uma frente fria atuando entre São Paulo e Paraná. Tem possibilidade de ter chuvas no final da tarde e na noite de hoje e no final de semana”, explica Heriberto dos Anjos, do instituto de meteorologia TempoClima/PUC Minas. A passagem da frente fria neste domingo pelo litoral de São Paulo pode aumentar a nebulosidade em BH, contribuindo para que a umidade mínima seja de 40%, melhorando consideravelmente a qualidade do ar nos próximos dias.



Em BH, o aumento da nebulosidade no domingo não está relacionado a ocorrências de chuvas. A máxima chegará aos 32 graus, segundo o TempoClima/PUC Minas. Pancadas rápidas podem acontecer apenas no Sul de Minas e na Zona da Mata. Para hoje e amanhã, o tempo ficará ensolarado com variações de temperatura entre 20 e 37 graus nesta sexta-feira e 20 e 36 graus no sábado na capital.

O tempo seco permanece nos dois dias, com a umidade relativa do ar chegando aos 15% na parte da tarde, bem perto do dia mais seco do ano. Em 9 de setembro, as estações de monitoramento do clima registraram 10% em Belo Horizonte. A melhora na qualidade do ar deve acontecer na próxima semana. “A partir do dia 23 podemos ter alteração no tempo. Devemos ter chuvas com mais frequência, com o aumento da umidade”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)