(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasileiros fazem hoje dia de observação de pássaros

Objetivo do Big Day Brasil Primavera é chegar a 1.700 espécies diferentes observadas


postado em 10/10/2015 12:36 / atualizado em 10/10/2015 13:03

(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)

Quem gosta de natureza e de aves pode participar neste sábado do Big Day Brasil Primavera, iniciativa conjunta do Observatório de Aves do Instituto Butantan, em São Paulo, da PuC Rio, Avistar Brasil e Save Brasil, instituições voltadas para a observação e a preservação da avifauna brasileira. A proposta é simples: as pessoas estão convidadas a observar o maior número possível de aves e publicar seus registros no site eBird Brasil (https://ebird.org/content/brasil/). Para informar seus registros, a pessoa deve se cadastrar no site, processo simples e rápido. O prazo para que os registros sejam publicados vai até a próxima quinta-feira.
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)

O principal objetivo do Big Day Brasil Primavera é auxiliar cientistas e ornitólogos a coletar informações que vão ajudar na pesquisa, proteção e conservação das aves. A iniciativa se inspira no Big Day, criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, no estado de Nova York, há 30 anos. Em 9 de maio desse ano, foi organizado o primeiro Global Big Day, com a participação de observadores de aves e pesquisadores de várias partes do mundo. O Brasil, que tem grande diversidade de aves, ficou em segundo lugar no número de aves observadas, com 1.125 espécies catalogadas.
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)

Como maio é um mês de pouca atividade de aves no país, os organizadores do Big Day Brasil decidiram fazer o evento na primavera, período de reprodução e de muita movimentação das aves, e 10 de outubro foi a data escolhida. A meta é chegar a 1.700 espécies observadas. E quem participar não precisa ser um birdwatcher experiente: Pode observar os pássaros no quintal de sua casa ou na praça onde costuma caminhar e publicar os dados no eBird.
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)
(foto: Álvaro Fraga/EM/D.A Press)

Com essa participação voluntária, as pessoas vão contribuir para ampliar o banco de dados do eBird, programa de listas online que permite a observadores de aves e cientistas acesso a esses dados em tempo real, podendo se informar sobre a abundância ou o risco de extinção das espécies e sua distribuição espacial e temporal. O eBird foi criado em 2002 pela Universidade de Cornell e pela National Audubon Society, entidade internacional não lucrativa, fundada em 1905, voltada para a preservação da natureza, em especial as aves.

Álbum virtual

Longe dos propósitos científicos, na atmosfera da diversão e das redes sociais, outro belo catálogo de pássaros foi construído entre 2 e 9 de outubro. Os artífices da empreitada foram os participantes da campanha Pássaros no EM, lançada pelo @eimagem (conta do Estado de Minas no Instagram).O concurso convidou os os seguidores do perfil a postarem na rede social fotografias de aves em ângulos pitorescos com a hashtag #PássarosNoEM. As dezenas de cliques publicados formam um viçoso e peculiar passaredo, composto de corujas, papagaios, araras, garças, pombos e outras adoráveis criaturas do gênero.

As melhores imagens foram reunidas num especial, que pode ser acessado aqui, ou, apenas por assinantes, no aplicativo do EM para tablets e smartphones, bem como no endereço www.digital.em.com.br.

Memórias do ninho


O tema do próximo do concurso, que começa hoje, são os bons tempos de “filhote” que todo marmanjo já viveu. Participar é simples e divertido como jogar de amarelinha. Primeiro, siga o @emimagem no Instagram e tire o moleque que mora em você do castigo. Depois, é só postar um clique feito na infância na rede social acompanhada da tag #CriançaFelizNoEM. As melhores imagens estarão aqui no próximo sábado. Até lá!

Ver galeria . 25 Fotos Um bando peculiar migrou para o Instagram entre 2 e 9 de outubro. Ao contrário da maioria dos grupos de aves, formados por indivíduos da mesma espécie - que voam e cantam sincronizadamente - este era , sem dúvida, marcado pela diversidade. Corujas, papagaios, araras, garças e até pombos compõem o viçoso passaredo, agregado sob um único elemento: a hashtag #PássarosNoEM, criada para a última campanha do @emimagem e postada por dezenas de seguidores do perfil ao lado de belos cliques de passarinhos. Abra as asas, deslize os dedos pela edição e junte-se à revoada. No próximo especial, prepare-se para visitar um ninho. Ou melhor: revisitar. O tema do próximo do concurso são os bons tempos de 'filhote' que todo marmanjo já viveu. Participar é simples e divertido como jogar de amarelinha. Primeiro, siga o @emimagem no Instagram e tire o moleque que mora em você do castigo. Depois, é só postar um clique feito na infância na rede social acompanhada da tag #CriançaFelizNoEM. As melhores imagens estarão aqui no próximo sábado. Até lá!
Um bando peculiar migrou para o Instagram entre 2 e 9 de outubro. Ao contrário da maioria dos grupos de aves, formados por indivíduos da mesma espécie - que voam e cantam sincronizadamente - este era , sem dúvida, marcado pela diversidade. Corujas, papagaios, araras, garças e até pombos compõem o viçoso passaredo, agregado sob um único elemento: a hashtag #PássarosNoEM, criada para a última campanha do @emimagem e postada por dezenas de seguidores do perfil ao lado de belos cliques de passarinhos. Abra as asas, deslize os dedos pela edição e junte-se à revoada. No próximo especial, prepare-se para visitar um ninho. Ou melhor: revisitar. O tema do próximo do concurso são os bons tempos de 'filhote' que todo marmanjo já viveu. Participar é simples e divertido como jogar de amarelinha. Primeiro, siga o @emimagem no Instagram e tire o moleque que mora em você do castigo. Depois, é só postar um clique feito na infância na rede social acompanhada da tag #CriançaFelizNoEM. As melhores imagens estarão aqui no próximo sábado. Até lá! (foto: )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)