(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação para resgatar destroços de aeronave desaparecida é suspensa por causa da chuva

O avião PT- NKU, que era procurado desde terça-feira, foi encontrado em uma área de difícil acesso na Serra do Caraça em uma área entre Santa Bárbara e Catas Altas, em Minas Gerais


postado em 09/10/2015 18:07 / atualizado em 09/10/2015 18:16

Ver galeria . 9 Fotos Destroços foram encontrados na Serra do Caraça entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, na Região Central de Minas GeraisPolicia Civil/Divulgação
Destroços foram encontrados na Serra do Caraça entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, na Região Central de Minas Gerais (foto: Policia Civil/Divulgação )

O resgate dos destroços da aeronave PT- NKU e dos corpos dos pilotos Fausto Mesquita e João Paulo Gomes Araújo, de 26 anos, que estavam desaparecidos desde terça-feira, vão continuar neste sábado. O avião foi localizado por um amigo das vítimas que sobrevoou a área próxima onde foi detectada o último sinal dos celulares dos ocupantes. Ele acionou o Corpo de Bombeiros que confirmou a localização. Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), bombeiros e policiais civis iniciaram a operação de resgate. Porém, interromperam os trabalhos nesta sexta-feira por causa da chuva.

A confirmação do encontro da aeronave aconteceu por volta das 13h30 pelo Corpo de Bombeiros. Os destroços estão na Serra do Caraça em uma área entre Santa Bárbara e Catas Altas, na Região Central de Minas Gerais. As peças se concentram em fendas da montanha, o que dificulta o trabalho das equipes para a localização dos corpos. Familiares das vítimas informaram que o impacto da queda foi forte. A cauda do monomotor foi parar a aproximadamente 500 metros do local.

Desde quarta-feira, militares da FAB começaram as buscas com a aeronave SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano. Na quinta-feira, um helicóptero do Corpo de Bombeiros seguiu para Serra do Caraça, em Catas Altas, na Região Central de Minas, além de equipes do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Civil de Minas Gerais. Amigos pilotos das vítimas também auxiliaram nos trabalhos.

De acordo com a Polícia Civil, as aeronaves foram divididas para procurar em quadrantes do local apontado como mais provável para a queda. Os delegados Evandro Nascimento e Tatiana Soares, de Caratinga, conseguiram levantar a localização onde o sinal de celular dos pilotos foi captado. A antena situada na estrada de ferro Vitória-Minas conseguiu detectar a herb ao pé da Serra do Canastra.

Durante as buscas, o piloto José Bergue Filho, amigo das vítimas, foi o primeira a avistar os destroços. Os bombeiros foram até o local e fizeram a confirmação. Parte dos corpos também foram encontrados. A operação foi interrompida no fim da tarde por causa do mau tempo. A previsão é do retorno dos trabalhos na manhã de sábado. Um avião do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Rio de Janeiro, vai auxiliar no resgate.

O avião estava desaparecido desde terça-feira. Ele decolou do Aeroporto de Caratinga as 11h30 com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h. Somente às 17h, o Comando Aéreo Regional (Comar), de Belo Horizonte, foi informado do desaparecimento. Um amigo dos ocupantes, Dennis Campos, confirmou que a aeronave estava com o documento Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencido em agosto e que os pilotos estavam seguiam viagem para renovar o documento. Por causa da irregularidade, segundo Campos, eles não fizeram um plano de voo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)