(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Frequentadores aprovam nova Praça da Assembleia

Depois de um ano e três meses em reforma, espaço público ao lado da Assembleia é reinaugurado com luzes de led, fonte interativa, aparelhos de ginástica e playground


07/10/2015 06:00 - atualizado 07/10/2015 07:12
432

Troca de iluminação e piso dão mais segurança para o playground
Troca de iluminação e piso dão mais segurança para o playground (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

A Praça Carlos Chagas (Assembleia), no Santo Agostinho, Centro-Sul de Belo Horizonte, foi reaberta ontem. Com ampliação do espaço, o projeto manteve a originalidade do paisagismo de Burle Marx, das calçadas portuguesas e do coreto, mas também trouxe novidades, como playground de piso emborrachado, aparelhos de ginástica, fontes de água interativas e iluminação de led, que incentiva o uso noturno. Quem esteve à noite na reinauguração aprovou e considerou que valeu a pena a espera de um ano e três meses para a revitalização da praça.

É o caso do engenheiro William Gonçalves, de 65 anos, há 26 anos morador da região, que foi ao local passear com sua cadelinha Lola. “Ficou boa essa revitalização, pois vai trazer as pessoas de novo à praça, que havia se tornado um grande abrigo aberto de moradores de rua. A nova iluminação dá mais segurança para percorrer todo o espaço”, destacou.

A advogada Camila de Freitas, de 33, parou para admirar o imenso painel instalado próximo à Igreja Nossa Senhora de Fátima, que ainda está sendo finalizado. “Valeu a espera, pois tudo está muito bonito. Houve um cuidado em oferecer um espaço para lazer, mas também para atividade física”, avaliou Camila. Sua mãe, Cláudia Márcia, de 57, também aprovou a requalificação da área, mas com uma ressalva: “Apenas penso que o painel ficou muito próximo à igreja, que já estava incorporada à paisagem da praça e agora fica escondida”.

O casal de dentistas Henrique e Samira, ambos de 36, já admite que será frequentador assíduo. O motivo, é o pequeno Pedro Henrique, de um ano, filho do casal, que ontem mesmo quis brincar na fonte, apesar de ser noite e o tempo estar mais fresco. “Crescemos na região, e a praça faz parte da nossa história. Agora, que mudamos para um prédio vizinho, fica bem fácil vir com o Pedro, que gostou da praça”, disse Henrique.

A advogada Camila de Freitas aprovou as fontes e o painel artístico
A advogada Camila de Freitas aprovou as fontes e o painel artístico (foto: Marcos Vieira/EM/D.A/Press)
A revitalização da Praça Carlos Chagas foi feita em parceria entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Belo Horizonte. Na solenidade de entrega, o prefeito Marcio Lacerda falou da importância da união dos dois poderes e a sociedade civil para a execução da obra. “É um momento de alegria, de conquista, do cuidado cada vez melhor desse espaço público que é de todos nós”, pontuou Lacerda.

O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB) também exaltou o novo espaço. “Criei meus filhos aqui e é um orgulho poder entregar às famílias um local em que possam conviver com felicidade e harmonia”, ressaltou.

PESQUISA A reforma levou em conta sugestões dos moradores do entorno, apresentadas em pesquisa realizada em 2011. Alguns dos ganhos que a obra trouxe são iluminação de led, com 198 postes (84 a mais que antes da reforma), três bebedouros, mais aparelhos para ginástica e um circuito de caminhada com 700 metros. Na nova praça, o piso também foi reformado. Em seu entorno, foram construídas, ainda, rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local ganhou, ainda, bicicletário e novas mesas de xadrez. Além disso, conta com novo paisagismo com fontes luminosas, 102 novas árvores, 56 na praça e 46 no entorno, irrigação automatizada com mais aspersores.
Adalclever Lopes e Marcio Lacerda descerram a placa de inauguração
Adalclever Lopes e Marcio Lacerda descerram a placa de inauguração (foto: Marcos Vieira/EM/D.A/Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)