(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Adutora de captação no Rio Paraopeba começa a funcionar e Pará de Minas pode sair do rodízio

Com a nova adutora, de 28 quilômetros de extensão, a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Nossa Senhora das Graças, receberá 100 litros de água por segundo


postado em 06/10/2015 18:28 / atualizado em 06/10/2015 18:36

Adutora começa a funcionar em Pará de Minas(foto: Frederico Rossini/Divulgação Prefeitura de Para de Minas )
Adutora começa a funcionar em Pará de Minas (foto: Frederico Rossini/Divulgação Prefeitura de Para de Minas )
O fim do pesadelo do desabastecimento de água em Pará de Minas, Centro-Oeste de Minas, deve chegar ao fim na próxima semana. Pelo menos é o que prevê superintendente da Águas de Pará de Minas, Thiago Contage, ao anunciar nesta terça-feira que a adutora de captação do Rio Paraopeba começou a funcionar às 14h. Segundo ele, nos próximos dias, deve ser suspenso o rodízio que há dois meses foi implantando em bairros da cidade.

Com a nova adutora, de 28 quilômetros de extensão, a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Nossa Senhora das Graças, receberá 100 litros de água por segundo para atender a média de 180 litros/segundo necessária para o abastecimento em situações normais no município. O sistema de captação local conta ainda com três adutoras de córregos locais e 20 poços artesianos. Apesar dos esforços para vencer o desafio do desabastecimento, a empresa Águas de Pará de Minas ainda enfrenta batalha judicial, que tenta anular o processo de licitação em que lhe entregou a concessão do serviço desde abril deste ano.

Os moradores de Pará de Minas começaram a sofrer com o drama das torneiras secas no segundo semestre de 2014 e no começo deste ano devido à longa estiagem. Após as chuvas de março, o abastecimento foi normalizado. Em agosto, a população voltou e enfrentar o racionamento, suspenso no início de setembro, após chover na região. No entanto, como as chuvas foram poucas, o rodízio foi retomado pela concessionária do sistema de saneamento da cidade, a Águas de Pará de Minas.

No último sábado, um guindaste içou a balsa onde estava a bomba que vai levar a água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Nossa Senhora das Graças. Segundo a Águas de Pará de Minas, serão realizados testes durante toda a semana até que a inauguração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)