(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Há 19 dias em queda, Sistema Paraopeba volta a bater sua pior marca da história

Nesta segunda-feira, volume estava em 25,7% da capacidade. Recorde negativo foi batido pelo sexto dia consecutivo. Três cidades mineiras seguem com rodízio de água


postado em 05/10/2015 17:38 / atualizado em 05/10/2015 22:14

A represa Serra Azul é a que apresenta o menor nível do sistema Paraopeba(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
A represa Serra Azul é a que apresenta o menor nível do sistema Paraopeba (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

O nível do Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue apresentando baixas diárias. Pelo 19º dia consecutivo o complexo de reservatórios registrou queda. Nesta segunda-feira, o volume estava em 25,7% da capacidade total, percentual mais baixo da história. A marca negativa foi batida pelo sexto dia seguido. A Copasa afirma que a diminuição das represas deve ocorrer gradativamente enquanto não houver chuva e que o volume atual é suficiente para garantir o abastecimento até janeiro de 2016.

Há um mês, o Sistema Paraopeba, que é formado pelas represas Rio Manso, Serra Azul, e Vargem das Flores, estava com 27,8% de sua capacidade total. Até 14 de setembro, chegou a apresentar leves altas, porém, voltou a cair até atingir sua pior marca histórica. A principal queda ocorreu no Rio Manso, o maior reservatório do sistema. Nos últimos três dias, volume baixou de 35,9% para 35,6%. O Serra Azul caiu de 9,9% para 9,6% e o Vargem das Flores, de 24,3% para 24,1%.

Rodízio

A estratégia do rodízio de água adotada pela Copasa continua em pelo menos três cidades mineiras localizadas na Zona da Mata. A companhia esclareceu que a medida teve de ser tomada por causa da falta de chuvas, que diminuiu o volume dos mananciais que abastecem as cidades. Em Astolfo Dutra, a estiagem diminuiu o nível do Ribeirão Boa Vista. A captação no manancial está operando com 24 litros por segundo, o que corresponde a 80% da vazão.

Outra cidade da região que adotou o rodízio foi Ubá, devido à diminuição do nível dos ribeirões Ubá e Ubá pequeno. A captação Miragaia (Ribeirão Ubá) e a captação de Peixoto Filho (Ubá Pequeno) estavam operando com 125,38 litros por segundo, ou 41% da vazão.

O baixo nível do Ribeirão Piedade está prejudicando o abastecimento de Visconde do Rio Branco. A captação no manancial estava a 65 litros por segundo ontem, o que corresponde a 68% da vazão normal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)