(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Por causa da força do El Niño, temperaturas altas serão constantes nos próximos meses

Médico indica cuidados que as pessoas devem tomar para evitar os perigos do sol intenso


postado em 05/10/2015 06:00 / atualizado em 05/10/2015 10:49

Carolina Ferreira se preocupa até com a hidratação do seu bicho de estimação, a beagle Amélie(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Carolina Ferreira se preocupa até com a hidratação do seu bicho de estimação, a beagle Amélie (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
As altas temperaturas vieram para ficar nos próximos meses, e as pessoas devem tomar cuidados extras com a hidratação, proteção de pele e alimentação. Tudo por causa da intensidade do fenômeno climático El Niño, que em 2015 foi classificado como o segundo mais quente em 65 anos e vai manter elevadas as temperaturas no estado durante toda a primavera e parte do verão. Ontem, por exemplo, em Belo Horizonte, os termômetros registraram 35°C na Pampulha.

O médico de família e comunidade André Christiano dos Santos alerta para os dois principais males desse período mais quente: “A desidratação e a exposição excessiva ao sol podem até resultar em atendimentos de emergência”, destaca. E, segundo Santos, crianças e idosos estão dentro de um grupo de risco. “A criança, na maioria das vezes, não pede líquidos. Os idosos têm uma menor sensação de sede.”

Com relação à hidratação, André Christiano sugere líquidos naturais, como água e sucos de fruta. “Em bebidas artificiais há conservantes, entre outros produtos químicos, e a sensação de sede saciada é falsa. Nos refrigerantes, por exemplo, a taxa de sódio é alta.” E para quem pensa que está se hidratando com bebidas alcoólicas, como a cerveja, o médico chama a atenção para o efeito diurético, que vai apenas contribuir para uma rápida desidratação.

André Christiano explica que a exposição prolongada ao sol, mesmo com a pessoa dentro d’água, pode causar queimaduras de imediato. A longo prazo, a radiação solar aumenta o risco de câncer de pele. O médico também chama a atenção para os cuidados alimentares. “O ideal são alimentos leves, de fácil digestão, frutas que hidratam. É preciso especial atenção com comidas que não podem ficar muito tempo expostas a temperaturas elevadas, como maionese. Sem acondicionamento adequado, provocam intoxicação alimentar, com vômitos e diárreia..

Até mesmo na hora de escolher as opções para driblar o calor há cuidados para não causar danos à saúde. “Com o tempo seco, são recomendados aparelhos de umidificação. Mas a névoa não deve ficar sobre a pessoa. No mínimo, a uma distância de dois metros. No caso do ar-condicionado, o filtro deve estar limpo, para não espalhar ácaros e bactérias.” André alerta até mesmo quem não resiste ao sorvete para se refrescar. “Se tiver com infecção de garganta, sinusite, o choque térmico pode agravar a doença.”

Mas, apesar dos riscos que um sorvete pode representar, foi a esta guloseima que a dona de casa Jusciléia Pereira da Silva, de 32 anos, e os filhos Victor, de 13, e Fred, de 6, recorreram para minimizar o calor. Como todos estavam bem, não havia o perigo de qualquer doença.  “Fui ao cinema com as crianças e, voltando para casa, parei para tomar o sorvete bem ao lado da fonte de água. O calor não está fácil. Prefiro o tempo frio.”

A administradora de empresas Carolina Ferreira, de 29, foi à Praça da Liberdade para fugir do calor em casa e levou a melhor amiga, a cadela Amélie. “Em casa, estava muito quente e a Amélie estava impaciente. Vim para a praça, que é mais aberta e tem muita sombra. Trouxe a garrafa de água para a Amélie.” O casal Geraldo Magela, de 57, e Mary Pereira, de 39, também buscou as sombras na praça. “Vim de motocicleta, pois o vento na cara ajuda a espantar o calor”, sugere Geraldo. “Aqui tem muita sombra, mas, ainda assim, estou me abanando. A chegada da chuva é bem-vinda”, completou.

PREVISÃO O meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, destaca que o ar descendente do fenômeno El Niño dificulta a formação de nuvens e a chegada de frentes frias. “Este ano, o El Ninõ apresenta níveis mais altos de temperatura. Será uma primavera bem quente. Em 25 de setembro, registrou-se recorde dos últimos 100 anos para o mês, com máxima de 36,9°C na capital.”

De acordo com Ruibran, na Zona da Mata e, possivelmente, no Leste mineiro, podem ocorrer chuvas moderadas, porém constantes, até a terça-feira, somando até 50 milímetros de precipitação. “Na Região Central e Sul, há possibilidade de chuvas ocasionais e isoladas, de baixa intensidade. A partir da quarta-feira, volta a esquentar, até o sábado. No feriado, a chegada de uma frente fria repete o quadro climático”, explicou. No estado, a mínima ontem foi de 13°C no Sul, e máxima de 39°C em São Francisco e São Romão, no Norte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)