(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte e região metropolitana já registram chuva forte nesta sexta-feira

Precipitação é causada por instabilidade e vem acompanhada de trovoadas e ventos. Última precipitação significativa aconteceu há 19 dias, em 13 de setembro


postado em 02/10/2015 19:40 / atualizado em 02/10/2015 21:13

Em algumas regiões da capital mineira o trânsito ficou lento (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Em algumas regiões da capital mineira o trânsito ficou lento (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)

A chuva prevista para o fim de semana em Belo Horizonte e região metropolitana se antecipou. Pancadas de chuva foram registradas em Nova Lima, Betim, Contagem, Pedro Leopoldo, Ibirité, Ribeirão das Neves e em bairros das Regiões Cantro-Sul, Pampulha, Oeste e Noroeste da capital, na noite desta sexta-feira. A instabilidade veio acompanhada com trovoadas e ventos fortes e já causa apreensão.

Apesar da intensidade, o Corpo de Bombeiros registrou apenas uma inundação na Rua Moacyr Justino, no Bairro Cardoso, na Região do Barreiro.  Conforme o registro da ocorrência, a casa alagou, mas rapidamente a água abaixou. Alguns bairros da Grande BH registram falta de energia.

A última precipitação significativa na capital mineira aconteceu há 19 dias, em 13 de setembro. Na oportunidade, o acumulado de água foi de 13 milímetros, na Região Centro-Sul, e de 19,8 milímetros na Pampulha.

A temperatura máxima registrada, na capital, nesta sexta-feira, foi de 33,4º. De acordo com o meteorologista do Instituto Clima Tempo, Marcelo Pinheiro, a chuva desta sexta-feira é resultado do calor e da alta umidade e o fim de semana começará com sol forte, calor e baixa umidade. "O tempo abafado favoreceu a formação de nuvens carregadas. A frente fria chega somente na manhã de domingo. No sábado, o tempo deverá ficar firme, com a temperatura alcançando os 34º e a umidade próxima a 20%.", disse.

Ainda segundo Pinheiro, a previsão é que o acumulado para o domingo fique entre 10 e 20 milímetros. "Existe a possibilidade de temporais e a temperatura deve cair", revela. A chuva também deverá ocorrer em outras partes do estado, como na Zona da Mata, Triângulo Mineiro e na Região Sul, que poderá ter ocorrência de ventos fortes. Na segunda-feira a temperatura já começa a cair.

Algumas partes da Grande BH estão sem luz por causa da chuva. A Região do Barreiro e os bairros Vale do Jatobá, Vila Pinho, Independência, Morada da Serra, Monsenhor Horta, Piratininga, Petrópolis, Mineirão e Tirol registraram falta de energia.

Segundo a Cemig, 25 equipes da companhia já estão nos locais para os reparos e a previsão de regularização é para esta noite. Um dos locais mais afetados pela queda de energia, os moradores do Vale do Jatobá, em Nova Lima, ficaram sem energia por causa de um dano na rede elétrica foi causado por uma folha de zinco que atingiu a subestação Jatobá.

Fez registros da chuva no seu bairro, mande para o whatsapp do Estado de Minas pelo número (31) 8502-4023

A longa espera pela chuva em Belo Horizonte fez os moradores da capital mineira inundaram as redes sociais. A maioria comemorou a tempestade. “Chuva abençoada em BH!”, disse Vanessa Pazeli. “Até que enfim chuva no Dom Bosco, região noroeste de BH. Antecipada, pois a previsão era para domingo”, agradeceu Patrícia Câmara. “A chuva cehgou em BH. Aleluia. Glória a Deus Senhor”, comentou Itamar Prates.

Imagem da chuva no Bairro Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte(foto: Fernanda Peixoto )
Imagem da chuva no Bairro Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Fernanda Peixoto )

Expectativa e frustração durante a semana

Moradores da Grande BH esperaram pela chuva durante toda a semana. Na segunda-feira, havia a possibilidade de chuva em BH por causa da chegada de uma frente fria. Na terça-feira e na quarta-feira, algumas regiões da cidade chegaram a ser atingidas por chuviscos, mas nada significativo.

O sistema perdeu força e se deslocou para o sul do Estado. “A frente fria perdeu força e não tem possibilidade de chuva para hoje. Como a umidade deu uma elevada, temos uma pequena chance de chuva, mas bem pequena. Está mais incisivo para o Sul de Minas, Campos da Vertentes, e Zona da Mata”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A educadora física Adriana Costa se protege da chuva com uma sombrinha(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
A educadora física Adriana Costa se protege da chuva com uma sombrinha (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)