(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro dia da primavera é com calor e tempo seco em Belo Horizonte

A capital mineira registrou o terceiro dia mais quente do ano, com 33,6 ºC, na estação de medição da Centro-Sul, cujo valor é usado na média histórica. Na Pampulha, os termômetros marcaram 34,2ºC, porém, o valor não conta para a informação climatológica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia


postado em 23/09/2015 17:10 / atualizado em 23/09/2015 19:31

Temperatura deve continuar alta até pelo menos quinta-feira na semana que vem(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A/Press)
Temperatura deve continuar alta até pelo menos quinta-feira na semana que vem (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A/Press)

A primavera começou nesta quarta-feira com muito calor em Belo Horizonte e baixa umidade relativa do ar. A capital mineira registrou o terceiro dia mais quente do ano, com 33,6 ºC. A temperatura foi medida na estação da Raja Gabáglia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, que é usada para a marca histórica, e ficou atrás do dia primeiro deste mês, que teve 33,8ºC, e de janeiro, que teve marca de 33,9ºC. Na Pampulha, os termômetros marcaram 34,2ºC. Porém, o valor não conta para a informação climatológica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Moradores de BH devem conviver com o calor e o tempo seco neste início de primavera, que teve início às 5h20. “Estamos com uma intensa massa de ar quente sobre o Sudeste que pegou intensidade com a atuação do el niño, que está fazendo uma bolha de ar quente que impede a chegada de frentes frias. Por isso, devemos continuar com temperaturas altas até quarta-feira e quinta-feira da semana que vem”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet.

A massa de ar quente fez aumentar a temperatura em Belo Horizonte nesta quarta-feira. Os termômetros marcaram a terceira temperatura mais alta do ano. Outra preocupação é com a umidade relativa do ar, que ficou em 25%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No interior de Minas Gerais, a maior temperatura registrada nesta quarta-feira foi em Arinos, na Região Noroeste. O índice se aproximou do mais alto deste ano, que foi em Januária, no Norte do estado, em 5 de setembro onde os termômetros chegaram a 40,1ºC. A menor umidade relativa do ar foi em Juatuba, na Grande BH, que ficou em 16%, considerado estado de atenção.

A primavera marca a transição entre os períodos seco e chuvoso. Durante a estação, as pancadas de chuva ocorrem muitas vezes no fim da tarde e noite, por causa do aumento da umidade e do calor. Os temporais podem ser acompanhados de granizo em outubro. “A chuvas devem começar na segunda quinzena de outubro, mas de maneira escalonadas. Serão pancadas ocasionais com ventos fortes e granizo. Isso deve acontecer por causa da massa de ar quente que está forte e deve ter resistência. As chuvas mais continuadas devem ser em novembro”, diz Luiz Ladeia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)