(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar vai a 14% e deixa BH em estado de alerta

O índice pode causar danos a saúde. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta de tempo seco nos próximos dias. Queimadas são registradas


postado em 17/09/2015 16:56 / atualizado em 17/09/2015 18:15

A temperatura em Belo Horizonte chegou a 32ºC nesta quinta-feira(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A temperatura em Belo Horizonte chegou a 32ºC nesta quinta-feira (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Belo Horizonte está com clima de deserto. A umidade relativa do ar na capital mineira atingiu 14% nesta quinta-feira. O índice é considerado situação de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pode trazer riscos para os moradores. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta de tempo seco nos próximos dias. A situação também aumenta as chances de queimadas. O Corpo de Bombeiros atenderam pelo menos 12 ocorrências de incêndio na Região Metropolitana de BH.

A baixa umidade é causada pelo predomínio de uma massar de ar seco que está sobre o Brasil. Pelo menos por uma semana, não há previsão de chuva para Belo Horizonte, segundo o meteorologista Cleber Souzua, do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Teremos um predomínio de sol nos próximos dias sem mudanças. A umidade vai continuar baixa”, explicou.

O índice na capital mineira ficou em 14%, a mais baixa de Minas Gerais nesta quinta-feira, junto com Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. A situação é prejudicial a saúde. Para evitar acidentes, doenças e desidratações é aconselhável beber muita água, evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol, especialmente entre 14h e 16h – período em que o tempo fica mais seco.

Outra preocupação por causa do tempo seco é com as queimadas. O Corpo de Bombeiros já atendeu, até às 18h, 12 ocorrências de incêndio. O fogo atinge uma mata próximo de empresas no Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. Outro chamado é para combater as chamas em um lote vago no Bairro Praia, em Contagem, na Grande BH, e em outro no Bairro Frimisa, em Santa Luzia. Também há chamados para fogo em mata aberta em Lagoa Santa, e na BR-356, em Nova Lima.

Recorde de temperatura

O fim de semana será de tempo firme, sem chuva, com umidade baixa e temperaturas elevadas, com céu claro a parcialmente nublado. Somente nos vales do Mucuri e Rio Doce pode ter um pouco mais de nebulosidade, mas sem chuva.

A temperatura em BH ficou em 32ºC nesta quinta-feira, um pouco abaixo do recorde do inverno neste ano, que foi de 33,4 ºC registrado no dia 1º de setembro. Nos próximos dias, há possibilidade do dia mais quente do inverno ser batido. “A cada dia o sol aquece mais. Ontem, a temperatura foi de 31º C, hoje 32º C. Então, nos próximos dias podemos ter o recorde do inverno”, comenta o meteorologista.

Veja dicas para combater o tempo seco

- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;

- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evitar frituras;

- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;

- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)