(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abertura da UPA anexa ao Odilon Behrens deve aumentar em 40% os atendimentos no hospital

Essa é a expectativa da superintendente da unidade de saúde, Paula Martins. A previsão é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) seja inaugurada até o fim do mês


postado em 08/09/2015 17:42 / atualizado em 08/09/2015 17:52

Funcionários fizeram um protesto contra a transferência do setor de emergência do Hospital Odilon Behrens no último domingo(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Funcionários fizeram um protesto contra a transferência do setor de emergência do Hospital Odilon Behrens no último domingo (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A transferência do setor de urgência do Hospital Odilon Behrens (HOB) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste II, que será anexo ao centro de saúde, não aconteceu nesta terça-feira como previsto por funcionários. A Superintendente do HOB, Paula Martins, afirmou, em entrevista coletiva, que a mudança deve acontecer até o final deste mês e que vai aumentar em 40% os atendimentos no hospital. Atualmente, 15 mil pessoas recebem cuidados médicos por mês no local, este número vai passar para 20 mil.

A notícia da mudança revoltou funcionários do hospital. No último domingo, médicos e enfermeiros, fizeram um enterro simbólico do setor de emergência da unidade. Entre a insatisfação do grupo está a falta de contratação de servidores e a possível diminuição de leitos de emergência do HOB, que atualmente são 22. Segundo a categoria, teria a perda de 12 leitos. Questionaram, ainda, que a UPA não teria estrutura para atender caso graves.

De acordo com a superintendente HOB, o prédio foi projetado para receber casos de urgência. “É um prédio que foi discutido e desenhado com profissionais do Odilon. A UPA será anexo do complexo do hospital e vai ter toda estrutura para atender casos de emergência. A exceção serão os serviços de tomografia e bloco cirúrgico. Neste caso, será usada a estrutura do Odilon”, afirmou.

A UPA terá oito consultórios, 14 leitos para atendimentos não graves e oito leitos de casos de emergência. Além, de salas de espera e observação. Com a abertura, os 22 leitos do Odilon Behrens de urgência e emergência, passam para 10 leitos que vão se somar a outros 30 do Centro de Terapia Intensiva que já existiam no hospital. Vão permanecer sete leitos de emergência no hospital que vão se somar aos outros criados na UPA.

Segundo Paula Martins, a abertura da UPA vai ajudar a aumentar os atendimentos no Odilon Behrens. “Será possível ampliar o atendimento do hospital de 30% a 40 %”, afirmou. Os equipamentos e instrumentos da unidade serão testados na capacidade máxima nos próximos dias. A expectativa que a inauguração aconteça até o fim do mês. Os serviços de pediatria, neurologia, cirurgia vascular, e neurocirurgia vão seguir normalmente no HOB.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)