(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários do Odilon Behrens vão prostestar contra transferência do setor de emergência

De acordo com médicos, o número de leitos no setor de emergência vão cair de 22 para seis. Serviço será transferido para UPA Noroeste II


postado em 04/09/2015 19:57 / atualizado em 04/09/2015 20:08

Médicos e funcionários vão fazer um enterro simbólico do setor de emerência(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
Médicos e funcionários vão fazer um enterro simbólico do setor de emerência (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

Preocupados com o fechamento do setor de emergência do Hospital Odilon Behrens, que é referência em Belo Horizonte em atendimentos de urgência clínica, médicos, enfermeiros e funcionários vão fazer uma manifestação no próximo domingo. A Prefeitura vai transferir da unidade o serviço para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste II, que será inaugurada na próxima terça-feira. Porém, segundo os profissionais de saúde, os leitos de emergência vão cair de 22 para seis. A PBH informou que a UPA terá espaço duas vezes maior que a área de urgência e emergência do hospital.

A transferência foi informada na última semana aos médicos por uma mensagem em rede social. Para a categoria, a situação vai trazer prejuízos para a comunidade. “Vai ter a diminuição de 22 leitos no hospital, que é referência em atendimentos clínicos, para quatro. E na UPA serão mais seis. A gente mal dá conta do jeito que está, imagina com a diminuição”, questiona Leonardo Paixão, coordenador da sala de emergência do Odilon Behrens.

Para Paixão, a UPA não tem estrutura para fazer os atendimentos de emergência. “Não tem condições técnicas para cuidar de um paciente. Upas são tratados como unidades semi-hospitalar, então, fica claro que não tem estrutura”, explicou. A categoria acionou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Conselho Regional de Medicina (CRM) e vereadores da capital mineira.

No próximo domingo, os médicos vão fazer um enterro simbólico do setor de emergência da unidade. “Convidamos a toda a população que interessar a protestar para comparecer no domingo, 10h no Odilon. Toda a equipe de emergência estará presente para alertar sobre os riscos da mudança”, comentou Paixão.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a entrega da UPA Noroeste HOB, localizada ao lado do Hospital Odilon Behrens (HOB), acontecerá nos próximos dias. Segundo a administração municipal, parte da unidade de urgência do hospital passará a funcionar no prédio da nova unidade, localizado na Rua Saldanha Marinho

A prefeitura diss, ainda, que a nova unidade tem espaço duas vezes maior que a área de urgência e emergência do HOB e instalações mais modernas e amplas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)