(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes ocupam a Câmara Municipal de BH contra aumento das passagens

Movimentos sociais pretendem ficar na Casa até que suas reivindicações sejam atendidas pelo Legislativo e prefeitura


postado em 02/09/2015 08:13 / atualizado em 02/09/2015 12:18

Ver galeria . 6 Fotos Movimentos sociais ocupam a Câmara Municipal de BH contra aumento das passagens. Eles pretendem ficar no local até que as reivindicações sejam atendidasPaulo Filgueiras/EM/DA Press
Movimentos sociais ocupam a Câmara Municipal de BH contra aumento das passagens. Eles pretendem ficar no local até que as reivindicações sejam atendidas (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )

Integrantes dos movimentos Tarifa Zero, Passe Livre, Partido Pirata, Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre (Anel), e manifestantes independentes ocupam a Câmara Municipal de Belo Horizonte desde a noite de terça-feira em protesto contra o aumento das passagens de ônibus. A ocupação foi definida depois da realização de reunião entre os ativistas. O clima é tranquilo no local e os manifestantes colocaram faixas no saguão e montaram uma mesa, onde há água, frutas e alimentos. Seis seguranças fecham o acesso ao plenário. 

Por meio de uma carta divulgada nesta manhã, os grupos explicam que estiveram na Casa para pedir aos vereadores uma audiência pública sobre o reajuste das tarifas do transporte público, mas a Câmara teria se negado a acatar a solicitação, que teria sido feita também pelos vereadores.  O documento com o pedido da reunião tem 700 assinaturas.

Assim, os manifestantes que estavam no local decidiram ocupar o espaço até que o Legislativo municipal e a prefeitura atendam a pauta de reivindicações. Entre os pedidos estão a convocação da audiência pública, suspensão da portaria que aumentou o valor das passagens até que seja concluída uma auditoria das receitas de concessão do transporte, e a abertura de uma CPI sobre o atual e anteriores processos do Executivo municipal que levaram ao reajuste ao longo do contrato de concessão.

“A frente acredita que a ocupação é uma forma de diálogo e visibilidade para que o poder público discuta o assunto”, afirma a integrante do Tarifa Zero Isbella Sturzeneker, de 20 anos. A frente organiza turnos entre os 60 manifestantes que já compareceram ao protesto.

O grupo diz que que conversou com o vereador Wellington Magalhães (PTN), presidente da Casa, que teria prometido uma reunião com a comissões de Transportes e Direitos do Consumidor antes da plenária, que começa às 14h. O parlamentar também teria garantido que os manifestantes não seriam expulsos ou alvos de violência dos seguranças.

No início da tarde, a assessoria de imprensa da Câmara Municipal informou a posição do presidente Wellington Magalhães. Segundo a assessoria, el disse que os manifestantes são bem-vindos e que a Câmara é a casa do povo. Disse ainda que, às 15h, durante a sessão plenária os vereadores poderão se manifestar sobre a realização ou não da audiência pública. A assessoria também informou que não não há reuniões previstas para as comissões de Transporte e Consumidor hoje, e que apesar da ocupação, os trabalhos não podem parar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)