(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suapi fica sem titular pela segunda vez neste ano

Fontes ligadas à Seds dizem que subsecretário não teria se adaptado ao ambiente de trabalho


postado em 01/09/2015 06:00 / atualizado em 01/09/2015 08:16

Coronel Edilson Ivair Costa alegou
Coronel Edilson Ivair Costa alegou "motivo pessoal" para deixar cargo (foto: Seds/Divulgação)
A sub­se­cre­ta­ria de Ad­mi­nis­tra­ção Pri­sio­nal (Sua­pi) da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de De­fe­sa So­cial (Se­ds) es­tá mais uma vez sem ti­tu­lar. On­tem, o sub­se­cre­tá­rio, co­ro­nel re­for­ma­do da PM Edil­son Ivair Cos­ta, foi exo­ne­ra­do do car­go, me­nos de dois me­ses de­pois de sua pos­se, em ju­lho, no lu­gar do pro­cu­ra­dor de Jus­ti­ça An­tô­nio de Pa­do­va Mar­chi Jú­nior, exo­ne­ra­do na­que­le mês.

Se­gun­do fon­tes li­ga­das à Se­ds, Edil­son Ivair te­ria pe­di­do pa­ra dei­xar a pas­ta por não se adap­tar ao am­bien­te de tra­ba­lho, “por ele ser mais ope­ra­cio­nal e mais de rua”. Até re­cen­te­men­te, o co­ro­nel co­man­dou a 18ª Re­gião da Po­lí­cia Mi­li­tar, res­pon­sá­vel pe­la se­gu­ran­ça de 55 ci­da­des no Sul de Mi­nas. Em 23 de ju­nho, foi trans­fe­ri­do com­pul­so­ria­men­te pa­ra a re­ser­va da Po­lí­cia Mi­li­tar, após 30 anos de ser­vi­ço.

Na ma­nhã de on­tem, Edil­son Ivair reu­niu sua equi­pe, agra­de­ceu a to­dos, in­cluin­do o se­cre­tá­rio da Se­ds, Ber­nar­do San­ta­na, e o go­ver­na­dor Fer­nan­do Pi­men­tel. Dis­se que es­ta­va sain­do por “ques­tão pes­soal”. Ou­tra fon­te in­for­mou que o co­ro­nel an­da­va exi­gin­do de­mais dos agen­tes pe­ni­ten­ciá­rios, que­ren­do, in­clu­si­ve, que eles an­das­sem far­da­dos.

No en­tan­to, de acor­do com a Se­ds, a saí­da do co­ro­nel Edil­son Ivair Cos­ta foi pe­di­da pe­lo pró­prio se­cre­tá­rio, que ale­gou “mo­ti­vo de fo­ro ín­ti­mo”. Em no­ta, a se­cre­ta­ria dis­se que bus­ca um no­vo no­me pa­ra a che­fia da sub­se­cre­ta­ria que e “in­for­ma­rá à po­pu­la­ção as­sim que hou­ver al­gu­ma de­fi­ni­ção”.

Em 7 de ju­lho, o pro­cu­ra­dor de Jus­ti­ça An­tô­nio de Pa­do­va dei­xou o car­go, num mo­vi­men­to pre­ce­di­do por crí­ti­cas às no­mea­ções pa­ra car­gos es­tra­té­gi­cos no sis­te­ma pri­sio­nal. Ele foi o au­tor de uma car­ta que co­me­çou a cir­cu­lar dois me­ses de sua saí­da nas re­des so­ciais, em que apon­ta­va ris­cos do apa­dri­nha­men­to po­lí­ti­co num sis­te­ma pri­sio­nal que en­fren­ta su­per­lo­ta­ção.

IN­TER­FE­RÊN­CIAS A saí­da Pa­do­va foi acom­pa­nha­da pe­la de ou­tros in­te­gran­tes de sua equi­pe. Ele ale­gou in­ter­fe­rên­cias em sua pas­ta de se­to­res da ba­se go­ver­nis­ta, sem ci­tar no­mes. O pro­cu­ra­dor, que con­ta­va com o apoio das en­ti­da­des li­ga­das aos di­rei­tos hu­ma­nos e pe­ni­ten­ciá­rios, não quis en­trar em de­ta­lhe so­bre de on­de par­ti­ram as pres­sões.

À épo­ca, tam­bém pe­diu exo­ne­ra­ção o su­pe­rin­ten­den­te de Ar­ti­cu­la­ção Ins­ti­tu­cio­nal de Ges­tão de Va­gas, Ro­dri­go Ma­cha­do de An­dra­de, que ocu­pa­va um dos pos­tos al­vo de dis­pu­tas den­tro da Se­cre­ta­ria, pois por ele pas­sam to­das as de­ci­sões so­bre re­ma­ne­ja­men­to de va­gas de pre­sos em to­do o es­ta­do. (Com JVH)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)