(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar em BH

Níveis devem ficar entre 20% e 30% até quarta-feira. Belo-horizontinos devem ter uma série de cuidados para evitar problemas de saúde e incêndios


postado em 31/08/2015 09:48 / atualizado em 31/08/2015 10:50

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 14/10/2014)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 14/10/2014)

A ação de uma massa de ar seco em Belo Horizonte vai deixar a umidade relativa do ar em níveis baixos até a quarta-feira. Quem faz o alerta é a Defesa Civil da capital. Os belo-horizontinos devem ficar atentos para evitar problemas de saúde e até incêndios.

Conforme o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. Para se ter uma ideia, o índice considerado confortável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. Níveis inferiores a 30% colocam a cidade em estado de atenção.

O instituto PUC Minas TempoClima explica que a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor d'água existente na atmosfera. Quando não há vapor, o tempo fica seco e sem nuvens. A previsão é de que depois e quarta-feira o céu ficará parcialmente nublado, mas ainda com clima seco.

Os níveis só melhoram com a chegada de uma frente fria. Na quinta-feira, está prevista a passagem do sistema pelo litoral de São Paulo, mas ainda não é possível afirmar que a frente vá chegar a Minas.

 

De acordo com Cássio Ibiapina, pneumologista pediátrico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cássio Ibiapina, o ar seco afeta o sistema respiratório e agrava algumas doenças. “Nós temos uma estrutura microscópica no nariz que são os pêlos. Eles podem ficar ressecados e prejudicar a filtragem às impurezas do ar. Assim, podemos inalar bactérias, vírus e poluição”, explicou. 

Segundo ainda o médico, as crianças menores de 5 anos e os idosos acima de 70 são os que mais sofrem com os efeitos do clima seco. As pessoas que têm asma e bronquite também ficam mais vulneráveis aos reflexos da baixa umidade do ar.  O pneumologista afirmou também que as doenças mais comuns nessa época são gripe e resfriado.

Para minimizar os transtornos causados pelo ar seco, médico recomenda a ingestão de líquidos – pelo menos dois litros por dia -, de alimentos mais leves e evitar a prática de atividade física das 10h às 16h.

Confira as dicas da Defesa Civil para evitar incêndios e doenças por causa do clima seco:

- Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa
- Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas
- Evitar frituras
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista
- Recomenda-se a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)