(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Referência na Grande BH, Contagem completa 104 celebrando vocação para o crescimento

Com muita festa e diversão, cidade comemora 104 anos de emancipação e muitos de desenvolvimento socioeconômico e educacional


postado em 30/08/2015 06:00 / atualizado em 30/08/2015 08:06

Com Igreja São Gonçalo ao fundo, o casal Mariza e Haroldo, com os filhos Artur e Átila, elogia a cidade(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Com Igreja São Gonçalo ao fundo, o casal Mariza e Haroldo, com os filhos Artur e Átila, elogia a cidade (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

Com a forte vocação para indústria, comércio e serviços, Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, completa hoje 104 anos de emancipação política e administrativa. Para celebrar a data, o município de 640 mil habitantes vem fazendo a festa, que se encerra à noite, e recebendo um conjunto de intervenções nos setores de saúde, educação, saneamento, mobilidade, habitação, cultura e segurança. Às 9h, haverá missa na Matriz de São Gonçalo e, a partir das 17h, a etapa final da gincana, no Sambódromo do Bairro Eldorado. “Aqui é muito bom para morar e criar os filhos. Há boas oportunidades de trabalho”, afirma o psicólogo Haroldo Lopes, ao lado da mulher, a enfermeira Mariza, e dos filhos Átila, de 11 anos, e Artur, de 8.

Na manhã de ontem, Haroldo e família passeavam pela cidade e se mostravam confiantes no futuro. “O setor industrial em Contagem está sempre aquecido. Violência tem em todo canto, mas aqui, temos mais tranquilidade para viver”, disse. Natural da capital e moradora há 13 anos, Mariza destacou “o bom desenvolvimento”, a qualidade das escolas e a agenda cultural. “Além de tudo, o comércio é mais barato do que o de BH”, afirmou.

Curtindo o namoro de seis meses, os estudantes de ciências contábeis Fábio Henrique da Silva, de 19, e Leidiane Renata de Carvalho, de 18, também se mostram satisfeitos com a cidade. “É bom para estudar e trabalhar. E melhorou muito a infraestrutura para as pessoas de baixa renda, com bom atendimento nos postos de saúde e oferta de escolas públicas”, disse Fábio. Moradora do Bairro Icaivera, em Betim, próximo a Contagem, Leidiane disse que a cidade aniversariante é referência na região. “Estudo aqui, faço compras, enfim, tudo meu é em Contagem. Até o namorado é daqui”, brincou a jovem. Enquanto isso, a vendedora autônoma Maria Cristina Teixeira, casada e mãe de uma filha, fotografava o conjunto de três casas antigas do Centro Cultural. “Sou de Caeté, na Grande BH, e vivo em Contagem há 31 anos. É muito aconchegante”, afirmou.

OBRAS Nas últimas semanas, a administração municipal vem entregando uma série de obras do Planejamento Participativo, que deriva da consulta popular. Entre os destaques, está a nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) JK, no Eldorado, para atendimento de 12 mil pessoas/mês, com área construída de 2,5 mil metros quadrados, três pavimentos e dentro dos modernos padrões de acessibilidade. O novo sistema absorve mais 400 trabalhadores da área de saúde, sendo 107 médicos, e tem unidades de urgência e emergência, clínica médica, pediatria, cirurgia e urgência e emergência odontológicas.

Na manhã de ontem, o ponto alto da programação foi a entrega de 126 apartamentos (103 de dois quartos e 23 de três e quatro quartos) na Vila Barraginha, na Cidade Industrial, onde, em 1992, ocorreu um trágico desmoronamento que atingiu 300 famílias, deixou 37 mortos e comoveu o país. Na lista de intervenções concluídas, estão ainda dois centros municipais de educação infantil (Cemeis), que vão se somar a outros sete, totalizando 1,3 mil vagas para a educação infantil, além da reforma das unidades básicas de saúde nas vilas Jardim Eldorado (Marimbondo) e Novo Riacho; e mais sete unidades básicas de saúde (UBS) – quatro novas e três reformadas.

O prefeito Carlin Moura (PC do B) diz que a cidade enfrentava uma demanda reprimida em mobilidade urbana e carência de grandes obras. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, estão sendo construídas obras como viadutos e trincheira que prometem melhorar a circulação. “Temos recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão garantidos para mobilidade urbana, habitação, saneamento, saúde e educação”, diz, com otimismo.

“Contagem é um município de grandes empresas, principalmente de fabricação de máquinas pesadas, como tratores e locomotivas. E é também uma terra de grandes empreendedores, de trabalhadores, povo que produz. Queremos melhorias para a cidade, qualidade de vida para a população e geração de renda”, afirma o prefeito.

C
idade industrial terá revitalização

Desenvolvimento revigorado e história recuperada. O prefeito de Contagem, Carlin Moura, ressalta que a Cidade Industrial Juventino Dias, localizada na divisa com BH, foi o primeiro centro industrial planejado de Minas, nascido em 1942, quando Benedito Valadares (1892-1973) era governador do estado. Para garantir a preservação, cortado pela Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) vai conduzir um projeto de revitalização da área. “Queremos fazer o replanejamento urbano e potencializar os terrenos existentes”, adianta o chefe do Executivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)