(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taxistas convocam protesto durante audiência que vai discutir o Uber em BH

A categoria espera reunir três mil motoristas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião está marcada para começar 9h


postado em 27/08/2015 15:54 / atualizado em 27/08/2015 16:13

Categoria já fez série de protestos contra o aplicativo Uber em Belo Horizonte(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Categoria já fez série de protestos contra o aplicativo Uber em Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

A operação do Uber, serviço de carona paga, em Belo Horizonte, será novamente discutida. Desta vez, serão deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que vão conversar sobre o tema em uma audiência pública na manhã desta sexta-feira na praça em frente a Casa. Sindicatos de taxistas da Região Metropolitana de BH se mobilizam nas redes sociais para um protesto durante o encontro. A expectativa do grupo, segundo o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir), Ricardo Faedda, é reunir 3 mil motoristas no encontro.

Já tramita na assembleia o projeto de lei 2.676/15, que proíbe aplicativos como Uber. A matéria coíbe, ainda, a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e empresas comerciais para transporte remunerado de passageiros em veículos que não atendam as exigências da Lei 15.775, de 2005, que regulamenta o serviço de táxi metropolitano. Ela já foi apreciada e aprovada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O encontro para discutir o projeto e a situação do Uber na capital mineira está marcado para começar 9h. Foram convidados autoridades como o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Célio Dantas de Brito, o diretor-geral do Detran-MG, Anderson Alcântara Silva Melo, entre outros.

Nesta quinta-feira, os taxistas se mobilizaram pelas redes sociais para convocar a categoria para participar da reunião. Em mensagens, eles convocam os motoristas de Belo Horizonte, Contagem, Confins, Sabará, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano e Ibirité. “O sindicato junto com as lideranças estão fazendo a convocação geral. Vamos fazer como em todos os outros atos. A concentração vai ser 6h na Praça da Assembleia. Esperamos aproximadamente 3 mil taxistas”, afirma Ricardo Faedda.

As audiências públicas na ALMG normalmente são no plenário da Casa. Porém, há a possibilidade de ser do lado de fora por causa do grande número de pessoas. “Vai ser na parte externa, na praça. Pois, como vão 3 mil motoristas, lá dentro não tem capacidade”, explica Faedda. “Esperamos o reconhecimento do poder público de garantir o exercício legal do transporte de passageiros, que é uma atividade privativa dos taxistas. Esperamos que os deputados reconheçam isso”, completa.

Incorporação do Uber

A comissão criada para solucionar o impasse entre taxistas e motoristas do Uber voltou a se reunir nesaa quarta-feira. A possibilidade do aplicativo entrar no sistema atual de táxis na capital mineira não está descartado. Segundo o líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Wagner Messias Silva, o Preto (DEM), para isso ocorrer, o Uber não funcionará do jeito que é hoje, mas sim com regras que seriam impostas. Na próxima sexta-feira, serão abertas as propostas de cada integrante da comissão sobre o caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)