(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva de granizo surpreende no interior do estado; gelo cobriu ruas de Campo Belo

Temporais nas regiões Centro-Oeste e Sul deixaram estragos entre a tarde passada e a madrugada desta quarta


postado em 26/08/2015 11:39 / atualizado em 26/08/2015 16:13

Ver galeria . 11 Fotos Chuva de granizo em Campo Belo durou 20 minutos e foi o suficiente para obstruir ruas e avenidasGuilherme Zardo/Divulgação
Chuva de granizo em Campo Belo durou 20 minutos e foi o suficiente para obstruir ruas e avenidas (foto: Guilherme Zardo/Divulgação )

Foram poucos minutos de chuva, mas o temporal que atingiu cidades do interior de Minas, especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste do estado, foi suficiente para deixar casas destalhadas e provocar uma série de queda de árvores. Há mais de um mês não chovia em Minas, quadro que mudou com a passagem de uma frente fria vinda do Sul do Brasil em direção ao oceano. Em municípios do Sul houve, inclusive, queda de granizo, fenômeno atípico para esta época do ano, mas que ocorreu devido ao choque entre a massa de frio recém-chegada e a massa de ar quente que vinha atuando sobre todo o estado e deixando as temperaturas elevadas.

Uma das cidades atingidas pelo granizo foi Campo Belo, na Região Centro-Oeste de Minas. A chuva de granizo começou às 21h de terça-feira e durou 20 minutos. Ruas e avenidas foram tomadas pelo gelo e 50 casas foram danificadas. Os bairros que mais sofreram foram São Benedito, Vila Bandeirante, Campestre, Vieira e São Luiz. O secretário de Obras e membro da Defesa Civil da cidade, Fabiano João Faria, informou que a prefeitura foi acionada pela PM pouco depois do temporal e que as equipes ficaram na ruas até a madrugada. “O caso é que o granizo foi bem grosso, caiu muito, bloqueou muitas vias, algumas praças. Com máquinas e um caminhão limpamos todas as vias e comecei a atender casas destelhadas. Ficamos até 3h atendendo, fazendo o que estava no alcance”, explica. A chuva continuou durante a madrugada, mas sem granizo.

Nesta manhã, a Defesa Civil de Campo Belo está recebendo moradores da cidade para registrar as ocorrências de danos nos imóveis. Os prejudicados devem receber materiais para fazer reparos nas residências. Ainda conforme Faria, uma moradora do Bairro São Benedito ficou desalojada. É uma senhora que morava em uma casa que já apresentava danos, que pioraram com a chuva. Ela foi encaminhada pela assistência social a uma casa alugada pela prefeitura. Ainda conforme Faria, um levantamento dos danos será encaminhada a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Também há registro de queda de granizo em Carmópolis de Minas, na Região Centro-Oeste. Em Lavras, no Sul de Minas, houve queda de granizo e ventos fortes na tarde passada. Várias árvores caíram, residências foram destelhadas e famílias estão desalojadas.

Ver galeria . 20 Fotos Vento forte e granizo destelharam imóveis e derrubaram árvores na tarde de terça-feira. Estragos ainda são vistos nas ruas nesta quartaCorpo de Bombeiros/Divulgação
Vento forte e granizo destelharam imóveis e derrubaram árvores na tarde de terça-feira. Estragos ainda são vistos nas ruas nesta quarta (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )

METEOROLOGIA “Agosto é mês que menos chove em relação aos outros do ano. Mas com a passagem dessas frentes frias, pode ocorrer aumento de nebulosidade e chuvas fracas. O único fato atípico para esta época é o granizo, mas que ocorreu em função das temperaturas que vinham com tendência de elevação”, afirma Cleber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse tipo de precipitação em forma de gelo, segundo ele, se forma no encontro da massa de ar quente com a frente fria.

Granizo em Carmópolis de Minas(foto: Eduardo Costa/Divulgação)
Granizo em Carmópolis de Minas (foto: Eduardo Costa/Divulgação)
Segundo o especialista, além das regiões Sul e Centro-Oeste, as regiões Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes também foram atingidas por chuvas isoladas. Como a massa de ar frio já está se deslocando para o oceano, a previsão é apenas de chuvas isoladas nessas áreas e também na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por conta do fenômeno, a umidade relativa do ar que estava abaixo de 50% nos últimos dias nessas regiões, deve aumentar. Na capital, a temperatura também deve sofrer influência da atuação desse sistema, com queda média de dois graus centígrados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)