(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão para resolver impasse entre táxis e Uber em BH tem primeira reunião nesta quarta

Grupo vai se encontrar na próxima semana para discutir propostas para tentar solucionar os impasses em relação ao aplicativo de carona paga


postado em 19/08/2015 17:53 / atualizado em 19/08/2015 18:51

A primeira reunião da comissão criada para solucionar o impasse entre taxistas e motoristas do Uber, serviço de carona paga, em Belo Horizonte, aconteceu nesta quarta-feira. Vereadores da Câmara Municipal estiveram com representantes da BHTrans, e sindicatos de taxistas. A empresa que gerencia o trânsito fez uma apresentação de como funciona o aplicativo no mundo. Na próxima semana, o encontro será realizado para a apresentação de propostas. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o projeto que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado individual de passageiros recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A comissão formada por cinco vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, três representantes do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir) e representantes da BHTrans, terá 40 dias para criar um projeto de lei sobre o tema.

O primeiro encontro dos representantes aconteceu nesta quarta-feira na sede da BHTrans, no Bairro Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte. “O presidente da BHTrans fez uma apresentação do que existe hoje no mundo sobre o Uber. Também citou a situação do México, que regularizou o aplicativo. Mas, foi apenas uma conversa inicial. Na próxima semana, nos encontraremos na quarta-feira. Na ocasião, serão apresentadas propostas pelos membros da comissão”, explicou o vereador Wagner Messias Silva, o preto (DEM).

A regulamentação ou proibição do Uber em Belo Horizonte vai partir da decisão deste grupo. Quando o projeto de lei estiver pronto, a comissão vai buscar o apoio dos vereadores para que ele siga para tramitação e seja regulamentado o mais rápido possível. Em seguida, será encaminhado para o prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Projeto na ALMG

Nesta quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu parecer favorável ao projeto de lei, de autoria do deputado Fred Costa, que proíbe o Uber. A proposição proíbe, ainda, a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e empresas comerciais para transporte remunerado de passageiros em veículos que não atendam as exigências da lei que regulamenta o serviço de táxi metropolitano. A matéria segue agora para ser analisada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

Sobre o projeto, o Uber afirmou, em nota, que as assembleias legislativas estaduais não têm competência para legislar sobre transporte urbano, assunto que é competência privativa da União ou delegada em casos específicos para o município. Lembrou que no Distrito Federal um projeto semelhante foi vetado por ter sido considerado incostitucional pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB-DF).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)