(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Depois do Centro, BHTrans estuda mudanças na Avenida Bias Fortes


postado em 12/08/2015 06:00 / atualizado em 12/08/2015 07:41

Vista da Bias Fortes: tempo dos semáforos nos cruzamentos da avenida serão alterados(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Vista da Bias Fortes: tempo dos semáforos nos cruzamentos da avenida serão alterados (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Com a proibição das conversões à direita na Praça Sete, a BHTrans concluiu ontem as três principais intervenções norteadoras do Mobicentro no eixo Afonso Pena. Porém, ainda resta uma última mudança pontual a ser feita no cruzamento da avenida com a Rua Cláudio Manoel e também com a Avenida Getúlio Vargas, na Praça ABC, adiantada pelo Estado de Minas em julho. A intenção é iniciar as obras de fechamento da Rua Cláudio Manoel assim que a empresa responsável concluir os trabalhos no cruzamento da Afonso Pena com as ruas Curitiba e Tupinambás. Junto com essa obra, a BHTrans pensa em viabilizar uma mudança também no cruzamento da Rua Araguari com a Avenida Amazonas, no Bairro Santo Agostinho, Centro-Sul da capital, mudando o foco para o eixo Amazonas entre a Praça Raul Soares e a Avenida do Contorno. Outro vetor que também será contemplado é a Avenida Bias Fortes. Todos os cruzamentos que possuem três tempos de semáforo serão reduzidos para dois e vão impactar a circulação em ruas tradicionais, como Timbiras, Curitiba, Espírito Santo e Gonçalves Dias.

No eixo Amazonas, o superintendente de Implantação e Manutenção da BHTrans, José Carlos Ladeira, diz que a entrada da Amazonas à esquerda na Rua Araguari está mantida. A BHTrans cogitou proibir esse movimento para garantir a redução de três para dois tempos de sinal no cruzamento, mas viu que seria inviável. “Muitas linhas de ônibus usam esse itinerário, o que inviabilizou a mudança. Vamos proibir usar a Araguari para atravessar a Amazonas. Para isso, os motoristas poderão seguir direto pela Barbacena, entrar à direita na Amazonas e seguir à esquerda na Araguari”, afirma. O restante das mudanças para viabilizar o fluxo de todo o restante da interseção ainda está sendo estudado.

SEMÁFOROS Na Avenida Bias Fortes, a lógica de mudança será a mesma da Afonso Pena. Cruzamentos tradicionais, como o da Bias Fortes com Espírito Santo e Gonçalves Dias ou Bias Fortes com Timbiras e Curitiba, passarão por uma redução dos tempos dos semáforos. Consequentemente, duas dessas quatro ruas deixarão de atravessar a Bias Fortes e serão desviadas para que o atravessamento se dê de forma simultânea com outros cruzamentos. “Na Bias Fortes, ainda estamos estudando e não tem nada completamente definido. O certo é que vamos seguir a lógica da Afonso Pena e manter cruzamentos com apenas dois tempos de semáforo”, completa José Carlos Ladeira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)