(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar cai e deixa BH em estado de atenção

O índice nesta terça-feira chegou a 30%. O menor valor, 20%, foi registrado em Montalvânia, no Norte de Minas, o que é considerada situação de alerta


postado em 04/08/2015 16:39 / atualizado em 04/08/2015 17:01

A massa de ar seco que está sobre Minas Gerais vem provocando a baixa umidade em municípios de diferentes regiões do estado. Em Belo Horizonte, os índices ficaram abaixo de 30%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O menor valor, 20%, foi registrado em Montalvânia, no Norte de Minas, o que já atinge a situação de alerta. A baixa umidade pode trazer riscos à saúde e cuidados devem ser tomados pela população.

De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a baixa umidade continue pelo menos nos próximos três dias na capital mineira. “A perspectiva é que fique entre 20% a 55% em BH. No estado, vai variar entre 15% e 80%. Teremos o dia com céu claro e com névoa seca a tarde. A noite, a temperatura deve cair”, explica.

Nesta terça-feira, várias cidades mineiras ficaram com índices abaixo de 30%. Araxá ficou com 26%, Almenara 25%, Curvelo 23%, Conceição de Alagoas, Mucambinho, e Montes Claros, 22%, Uberlândia 21%. Todas estão em estado de atenção. Já Montalvânia, que teve 20%, está em estado de alerta.

A situação é por causa de uma massa de ar seco que está atuando há mais de 15 dias no estado. “Ainda tem potencial para continuar no decorrer desta semana. Enquanto estiver atuando, não teremos chuva”, comenta o meteorologista.

Para evitar acidentes, doenças e desidratações é aconselhável beber muita água, evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol, especialmente entre 14h e 16h – período em que o tempo fica mais seco. Outra preocupação por causa do tempo seco é com as queimadas. Até às 16h, o Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 11 ocorrências. No Bairro Vila Olga, em Santa Luzia, na Grande BH, as chamas destruíram mil metros quadrados de vegetação dentro do lote de uma empresa. Os militares utilizaram 1,5 mil litros de águas para conter o fogo, que chegou a se aproximar de galpões que armazenavam produtos inflamáveis.

Também foram atendidas ocorrências no Bairro Ingá, em Betim, nos bairros Professor Washington Pires e Vila Rosário, em Ibirité, no Bairro Piedade de Paraopeba, em Brumadinho, Bairro Várzea das Flores, em Contagem, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bairros Santa Cecília, Manacás, e Belvedere, na capital mineira.

Outras orientações:

- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;

- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evitar frituras;

- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;

- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)