(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura vai lançar licitação e volta de barraqueiros no entorno do Mineirão está próxima

Os vendedores vão ficar em quatro pontos das entradas sul e norte do estádio. Edital deve ser publicado nesta quarta-feira e as barracas já devem estar a disposição do público em novembro


postado em 03/08/2015 20:35 / atualizado em 03/08/2015 20:46

Barraqueiros tiveram de deixar o Mineirão em 2010 por causa das obras do estádio(foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A.Press - 10/02/2007)
Barraqueiros tiveram de deixar o Mineirão em 2010 por causa das obras do estádio (foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A.Press - 10/02/2007)

Os tradicionais churrasquinhos, feijão tropeiro, cachorros-quentes e sanduíches de pernil estarão de volta no entorno do Mineirão. A Regional Pampulha vai publicar nos próximos dias licitação para 96 barracas de alimentos que ficarão nas redondezas do estádio. Serão quatro pontos onde estará autorizada a venda dos petiscos onde também serão instalados banheiros químicos e lixeiras. A previsão é que o serviço esteja disponível aos torcedores dentro de 120 dias.

A situação dos barraqueiros é discutida desde a revitalização do estádio para a Copa do Mundo. Com a proibição dos vendedores ficarem na esplanada do Mineirão, os torcedores passaram a se aglomerar ao lado de fora até quase o início do jogo. Moradores da Pampulha reclamam da sujeira e ocupação das garagens por pessoas que fazem churrasco na região. “Com a reforma, mudou o perfil das pessoas em relação a ocupação do entorno. Isso demonstrou um desafio bastante grande. Sugerimos a Minas Arena três propostas para qualificar o serviço para o torcedor. Como eles não nos deram a resposta, a prefeitura determinou o andamento da licitação”, explica José Geraldo de Oliveira Prado, secretário de administração Regional Municipal da Pampulha.

A licitação deve ser publicada na quarta-feira. Serão ofertadas 96 vagas pela oferta de melhor preço. Os barraqueiros vão ter lugares reservados nas proximidades das portarias norte e sul do estádio. Eles ficarão nas avenidas das Palmeiras, Avenida C esquina com Abrahão Caram, avenida Carlos Luz na esquina com Coronel Oscar Paschoal, e na esquina da Carlos Luz com a Praça Alfredo Camarate. “Os serviços vão seguir até 15 minutos depois da partida. Depois, os barraqueiros terão 45 minutos para retirar todos os materiais para evitar problemas no trânsito”, diz José Geraldo.

Em todos os setores serão instalados banheiros químicos e coletores de lixo. Os alimentos deverão seguir as normas da vigilância sanitária. “Isso tudo é um esforço da prefeitura para qualificar melhor e criar um espaço mais civilizado e mais harmônico entre os torcedores e moradores. Neste esforço vamos continuar fazendo apelo aos clubes, torcidas, no sentido de colaborar com a gente em uma ocupação mais tranquila no entorno”, afirma o secretário.

Antigos barraqueiros

A volta das barraquinhas ao estádio Mineirão é uma luta antiga dos antigos barraqueiros que foram retirados do estádio em 2010, quando começaram as obras de revitalização. Porém, eles não terão benefícios no processo. “Não será possível dar um tratamento diferenciado aos barraqueiros. Eles terão que participar da concorrência da mesma forma que as outras pessoas que se interessarem pelo serviço”, comenta o secretário.

A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte é que os barraqueiros já comecem a oferecer os serviços aos torcedores em novembro deste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)