(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de BH e Contagem repercutem foto das cidades feita do espaço

Astronauta publica foto em rede social e faz referência a BH, mas principal destaque da imagem é localidade em Contagem. Frequentadores da região aprovam divulgação


postado em 31/07/2015 06:00 / atualizado em 31/07/2015 07:44

Imagem publicada ontem no Twitter por astronauta norte-americano mostra Cidade Industrial (C) e outras áreas de Contagem e de BH(foto: Arte sobre foto de Scott Joseph Kelly)
Imagem publicada ontem no Twitter por astronauta norte-americano mostra Cidade Industrial (C) e outras áreas de Contagem e de BH (foto: Arte sobre foto de Scott Joseph Kelly)

Belo Horizonte e Contagem, cidades unidas pela Avenida Amazonas, ganham destaque nos espaços sideral e virtual, com atenção especial do astronauta norte-americano Scott Joseph Kelly, em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Pela manhã, ele postou em sua conta no Twitter uma foto de parte da capital e do município vizinho, com destaque para Praça Antônio Mourão Guimarães, mais conhecida como Praça da Cemig, no Bairro Industrial, em Contagem. No post, o astronauta escreveu “Bom dia Belo Horizonte”, acreditando que a imagem se referia apenas à capital. Ainda assim, moradores da conhecida Cidade Industrial perdoaram Scott e até fizeram graça. “Só não pode fazer muito alarde, para que os aliens não ataquem nossa terra”, brincou a contadora Percília Oliveira Martins, residente no Bairro Eldorado.

Quatro horas depois do post, a foto feita por Scott, que tem 280 mil seguidores mundo afora, já tinha sido compartilhada e marcada como favorita várias vezes. Funcionário da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a postos há 20 anos na unidade localizada na praça, Antônio Cardoso da Cruz leu logo cedo a notícia na internet e reconheceu o trecho. “Pelo que vi, a área mais destacada é aqui mesmo”, comentou, olhando para o movimentado espaço, com trincheira, que tem saída para as rodovias federais BR-381 e BR-262 e estadual MG-050, e abriga o cruzamento das avenidas Cardeal Eugênio Paccelli e Babita Camargos.

“É uma notícia muito interessante. Fico imaginando como deve ser olhar lá do alto. A gente não tem outra opção, então fica aqui mesmo, até quando Deus quiser”, disse, bem-humorado, o funcionário da PRF, residente no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de BH. Enquanto atendia clientes na sua lanchonete, Sebastiana Moraes Guimarães considerou a foto “chique demais”. De olho no céu muito azul e sentindo o calor da tarde na pele, Sebastiana abriu o sorriso e afirmou que “lá em cima, deve estar bem melhor do que este inferninho aqui em baixo. Comércio ruim, tudo parado”. Para agradecer a gentileza, ela acredita que o melhor seria convidar Scott para conhecer Contagem “de perto”.

REGISTROS Há 125 dias na Estação Espacial Internacional, Scott vai ficar um ano longe de casa – para passar o tempo, tem registrado imagens do seu distante planeta. Enquanto descansava num banco, durante o horário do café da tarde, o auxiliar administrativo Johne Miguel da Silva, de 24, considerava “muito bacana” a divulgação da região. “Essa área sempre foi industrial”, comentou o rapaz, que trajava uma camisa com a bandeira dos Estados Unidos. “Gosto da cultura norte-americana”, afirmou.

Na imagem, a capital está representada por bairros da Zona Oeste, como Buritis e Madre Gertrudes, no canto superior direito, enquanto a Região do Barreiro pode ser vista no canto inferior direito da foto postada. Curiosamente, os astronautas parecem se encantar com a observação de Belo Horizonte. Em maio, a italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, também compartilhou uma foto de BH. Samantha, a primeira mulher astronauta de seu país, publicou a foto noturna da cidade. Ela viajou em novembro do ano passado no voo Soyuz TMA-15M.

O auxiliar administrativo Johne da Silva, de 24 anos, se diz fã da
O auxiliar administrativo Johne da Silva, de 24 anos, se diz fã da "cultura americana" e achou "muito bacana" foto de astronauta (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)

VISTOS DO ESPAÇO Não se sabe se o astronauta tinha certeza de que estava publicando foto de boa parte de Contagem ou se julgava que toda a área fotografada era Belo Horizonte. Para o professor Ralfo Matos, do Instituto de Ciências Geográficas (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma confusão do tipo pode facilmente ocorrer com pessoas que não têm costume de interagir ou estudar mapas viários e de expansão urbana. Ele diz que, ao observar cuidadosamente pontos geometricamente semelhantes, como a Avenida do Contorno, com 867 hectares de área, e o complexo viário da Praça da Cemig (412 hectares), é possível diferenciá-los com facilidade. “Quem não tem essa acuidade perderia detalhes que diferenciam as duas áreas, como o fato de a Avenida do Contorno ser maior que a Praça da Cemig. Os quarteirões daquela área da Cidade Industrial, em Contagem, são muito maiores do que os da Contorno, justamente porque foram planejados, na década de 1940, para abrigar as indústrias que modernizariam BH”, disse.

Outro fato que diferencia as duas regiões é a presença do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, uma grande mancha verde que se destaca na área planejada da capital mineira. “Em Contagem, a área é extremamente urbana e não há qualquer mancha de cobertura vegetal que se destaque”, observa o professor. A falta de uma divisão muito destacada entre as duas cidades também contribui para a confusão. “BH e Contagem estão conurbadas naquele ponto. Mal se distingue do solo onde está cada cidade, porque o crescimento urbano extrapolou os limites formais de uma forma mais homogênea”, aponta.

 

(foto: DMITRY LOVETSKY/AFP - 27/03/2015)
(foto: DMITRY LOVETSKY/AFP - 27/03/2015)
Personagem da notícia

Scott Joseph Kelly, Astronauta 

Um veterano no espaço

Scott Joseph Kelly tem 51 anos e nasceu em Orange,  no estado de New Jersey,  nos Estados Unidos. Astronauta e aviador  no seu país, ela é veterano  de quatro missões espaciais. Enquanto não está cuidando de suas tarefas na estação espacial ISS, ele costuma fazer fotos de várias partes da Terra, encantando seus milhares de seguidores no Twitter com as  imagens do amanhecer, entardecer e anoitecer  no planeta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)