(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tuk tuk só pode circular com permissão, diz Detran


postado em 30/07/2015 06:00 / atualizado em 30/07/2015 07:48

Piloto e passageiros dos tuk tuks usam cinto de segurança abdominal. O veículo, que é homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem capota e para-brisa e, por isso, dispensa o uso de capacete. No entanto, o cinto de segurança é obrigatório para condutor e passageiros. A carteira de habilitação deve ser na categoria A, a mesma para motocicleta. Em BH, o serviço oferece exibição de vídeos durante a viagem, mostrando pontos turísticos da cidade, e música. “Outra vantagem do tuk tuk é que nós andamos bem devagar. No máximo, a 30km/h”, reforça o português Caetano Souza.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) informou que triciclos emplacados têm permissão para circular em vias públicas, mas precisam de credenciamento do município para o transporte remunerado de passageiros. Na capital, são 529 triciclos emplacados pelo Detran-MG, mas apenas para transportar cargas e de uso particular.

A BHTrans informou que não comenta as funcionalidades do tuk tuk, mesmo procedimento adotado em relação ao aplicativo Uber. “A empresa trabalha em parceria com a Polícia Militar e o DER para combater o transporte clandestino na capital e conta com o apoio do Ministério Público para a intensificação dessas ações de forma geral”, informou a empresa de trânsito.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais (Sindetur-MG), Eugênio Aguiar, disse desconhecer qualquer autorização para transporte pago de passageiros em tuk tuk. “Sei apenas de triciclos que transportam mercadorias, como botijões de gás”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)