(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital Universitário Ciências Médicas tem nova ala de pediatria

O projeto de revitalização da ala pediátrica oferece um ambiente alegre visando minimizar os impactos da doença nas crianças e obter melhores resultados do tratamento


postado em 29/07/2015 06:00 / atualizado em 29/07/2015 07:23

Inaugurada nessa terça-feira à noite, nova ala visa bem-estar das crianças: revitalização com foco no atendimento mais humanizado(foto: Túlio Santos/E.M/D.A/Press)
Inaugurada nessa terça-feira à noite, nova ala visa bem-estar das crianças: revitalização com foco no atendimento mais humanizado (foto: Túlio Santos/E.M/D.A/Press)

O atendimento é pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a estrutura se assemelha à dos melhores hospitais particulares. Essa é a constatação de quem visita a nova ala da pediatria do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais, inaugurada ontem em Belo Horizonte. A entrega do local é apenas a primeira etapa do projeto de revitalização da unidade hospitalar, que atende 100% pelo SUS, com gestão da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade Ciências Médica (FCM-MG).

O projeto de revitalização da ala pediátrica, batizada de Professor Navantino Alves, oferece um ambiente alegre, como que de uma escolinha infantil, visando minimizar os impactos da doença nas crianças e obter melhores resultados do tratamento. “É um investimento na qualidade da assistência, que agora está bem mais humanizada. Estamos disponibilizando uma nova área da pediatria especializada, com equipamentos modernos, que foi toda reformada. É uma unidade com um colorido especial, que ajuda a criança a ter uma recuperação mais rápida e oferece entretenimento no período de estadia no hospital”, explicou o diretor-geral do Hospital Universitário, Antônio Carlos de Barros Martins.

E a proposta teve boa aceitação. A costureira Ana Lúcia Chaves, de 52 anos, estava acompanhando a sobrinha Maria Luiza, de 3, que sofreu fratura do cotovelo direito. “Antes passamos pelo hospital em Pará de Minas (Região Central) para receber os primeiros cuidados. Aqui é bem diferente, tudo bem limpo, um ambiente infantil que ajuda a criança a passar pela dor”, destacou Ana Lúcia.

A encarregada de serviços gerais, Fátima Elizete Benigno, de 54, levou o neto Cauã Henrique, de 1 ano e meio, para tratar de uma crise de bronquite. “Não podia imaginar tudo isso num hospital público. Tem até televisão com tela grande. O povo merecia hospitais assim em todo o SUS”, sugeriu.

INTERNAÇÕES
De acordo com o presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Wagner Eduardo Ferreira, o número de vagas na internação quase vai triplicar. “De 80 internações mensais, vamos saltar para 200 pela central de leitos de Belo Horizonte. O mais importante é que fizemos mudanças humanizando as enfermarias, criando um ambiente alegre como de um parque. Uma estrutura de hospital particular para um público carente”, comparou. “É o paciente sendo tratado com qualidade, respeito e dignidade”, completou

Atualmente na ala da pediatria são atendidas cerca de 800 crianças por ano, pelo SUS. O espaço foi totalmente redecorado com cores alegres, os berços foram ornamentados com temas infantis e a parede do corredor ganhou uma nova identidade, com desenhos de um parquinho repleto de brinquedos, que remetem às atividades e brincadeiras de crianças. Adesivos de brinquedos também foram colados no piso e as janelas receberam ícones infantis e cores para alegrar o ambiente. Além disso, foram doados ao hospital quatro aparelhos de TV de led para cada enfermaria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)