(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação de taxistas contra o aplicativo Uber complica trânsito em Belo Horizonte

Cerca de 50 profissionais se reúnem para protesto contra o aplicativo Uber. Manifestação acontece após confusão no Bairro Funcionários que terminou com três detidos


postado em 03/07/2015 13:58 / atualizado em 03/07/2015 14:50

Ver galeria . 15 Fotos Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
Insatisfeitos com a concorrência dos motoristas do aplicativo Uber e motivados pela confusão que terminou com três detidos, taxistas de Belo Horizonte fazem uma carreta pelo Centro de Belo Horizonte nesta sexta-feira. Cerca de 50 profissionais se reuniram na Praça do Papa, na Região Centro-Sul, e iniciaram o protesto por volta das 14h. O trânsito é lento nas principais vias do Hipercentro da cidade.

Os motoristas seguiram pela Avenida Afonso Pena até chegar na Praça Sete. No local, o clima ficou tenso quando os taxistas resolveram parar o trânsito. Agentes da BHTrans e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM) discutiram com os condutores e ameaçaram aplicar multa se o fluxo não fosse liberado. Algumas pessoas chegaram a descer do carro. Os manifestantes também discutiram entre eles para decidir qual o trajeto seguir. Eles devem seguir pela Avenida dos Andradas até a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte.

De acordo com Marcelo de Souza, de 33 anos, os taxistas pretendem fazer um buzinaço até a Praça Sete, no hipercentro da capital. A categoria, no entanto, não pretende interditar o trânsito. "Essa manifestação precisa acontecer porque precisamos de providências. Não estamos vendo o posicionamento de nenhuma instância de governo para a solução do nosso problema", diz o taxista, que é presidente de uma coperativa que atua na região do Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte.

O taxista Leonardo Torres Ribeiro, de 40 anos, diz que a concorrência dos motoristas do aplicativo é desleal. "Nossos colegas, principalmente os que trabalham à noite, estão sendo muito afetados por esse problema. Ficamos sabendo de motoristas do Uber, muitos até ex-taxistas, que chegam a ganhar entre 600 e 700 reais durante o período noturno", conta.

Na noite dessa quinta-feira, taxistas e motoristas do Uber se envolveram em uma confusão no Bairro Funcionários. De acordo com um taxista que esteve no local, a discussão começou quando um colega foi atender uma corrida e passou pela área, onde alguns motoristas do Uber se reúnem. Geraldo Carvalho, de 39 anos, disse que o taxista pediu apoio de outros colegas pelo rádio. Um homem que afirma ter sido agredido enquanto filmava a briga, um motorista do Uber e um taxista foram conduzidos à delegacia. De acordo com a Polícia Civil, eles foram ouvidos e liberados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)