(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Roubo de dinamite na BR-381 alerta para explosões em bancos

Crime em obra na conhecida Rodovia da Morte dispara alerta para o risco de ataques a caixas eletrônicos em Minas


postado em 01/07/2015 06:00 / atualizado em 01/07/2015 07:24

Cem quilos de dinamite foram roubados em um canteiro de obras de duplicação da BR-381, ontem. O ataque reacendeu o alerta da polícia para a ameaça de novos roubos a caixas eletrônicos, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois homens armados levaram quatro caixas de explosivos que seriam usadas para detonação de rochas na obra, em Caeté, na Grande BH, e fugiram em um veículo usado por prestadores de serviço da ampliação da rodovia.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a março deste ano, ocorreram 48 explosões de caixas eletrônicos no estado, uma a cada dois dias, em média. No ano passado, foram 109. Em 2013, auge das ocorrências, a média era de uma explosão por dia.

Os números são considerados preocupantes pela Polícia Civil, diante do risco de novos ataques, principalmente depois do roubo de ontem, segundo o delegado João Marcos Prata, chefe da Divisão Especializada de Operações Especiais (Deoesp).

Uma testemunha informou à polícia que  dois bandidos armados chegaram a pé ao canteiro de obras, no Km 425 da estrada, bem próximo ao trevo de Caeté. A dupla anunciou o assalto e disse que queria apenas os explosivos.
A testemunha contou também que sete pessoas que estavam perto do local de descarga do material foram trancadas pelos assaltantes no baú do caminhão que transportava as bananas de dinamite. Eles usaram um dos carros à disposição da obra para fugir.

“Para ter uma ideia, na implosão do presídio do Carandiru, em São Paulo, foram usados 250 quilos de explosivos. Essa carga é quase a metade da usada para derrubar o Carandiru. Esses explosivos podem ser usados diretamente por quem roubou ou serem vendidos a uma quadrilha especializada”, disse o delegado.

Ataques em 2015

48


caixas eletrônicos foram explodidos no 1º trimestre

Dinamite

100


quilos destruiriam quase a metade do Carandiru


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)