(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH cancela marcação de cirurgias para pacientes que não moram na capital

Medida passará a valer a partir de julho. Agendamento de pacientes de outras cidades representa 40% dos procedimentos realizados no Programa de Incentivo às Cirurgias Eletivas em BH


postado em 30/06/2015 20:15 / atualizado em 30/06/2015 20:37

Belo Horizonte já começa a sentir o impacto dos cortes de recursos da saúde. Nesta terça-feira, a prefeitura anunciou o cancelamento de cirurgia eletivas para pacientes que não residem na capital. A medida começará a valer a partir de julho. A PBH divulgou nota informando que as cirurgias que já estavam agendadas não serão desmarcadas.

Somente nos últimos três anos, mais de 50 mil procedimentos agendados foram realizados em pacientes que moram em outras cidades mineiras, o que representa 40% do total das cirurgias realizadas dentro do programa. Neste ano, de janeiro a abril, 8.304 procedimentos - de um total de 20.095 - foram em residentes das demais cidades do estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a padronização em relação ao repasse dos recursos para o Programa de Incentivo às Cirurgias Eletivas, anunciada pelo Ministério da Saúde, deverá representar uma redução de R$ 4,5 milhões mensais para o custeio das operações em Belo Horizonte.

Na terça-feira passada, o Estado de Minas publicou matéria repercutindo quais serão os efeitos individuais do contingenciamento de 11,3% nas verbas da saúde, anunciado pelo governo federal. Municípios mineiros informaram estar de mãos atadas para planejar seus gastos na área, após o bloqueio de mais de R$ 11,7 bilhões no orçamento, mesmo sem o Ministério da Saúde ainda não ter informado qual será o tamanho do corte.

A publicação adiantou que, apesar de ainda não haver redução de repasses federais, a União já anunciou que vai padronizar o dinheiro do Programa de Incentivo às Cirurgias Eletivas, pagando até 100% acima da Tabela SUS. Até a adequação à medida, o incentivo recebido pela PBH, atualmente, girava em torno de 218% da Tabela SUS.

Ainda segundo a nota, a Secretaria de Saúde disse que está em diálogo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e com o Ministério da Saúde para manter a continuidade ao Programa de Cirurgias Eletivas em toda a sua capacidade, atendendo também a não residentes da capital.
(Com informações de Valquíria Lopes)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)